Reunião Regional da SBPC celebra retomada de representação no Piauí

Evento dedicado aos 200 anos da Batalha do Jenipapo, um dos mais violentos confrontos pela Independência do Brasil, também marcou a recriação da Secretaria Regional da SBPC no Estado

whatsapp-image-2023-03-16-at-12-19-51“Foi pleno êxito a nossa reunião”, avaliou o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro. Realizada entre os dias 13 e 15 de março, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), no município de Campo Maior, a Reunião Regional da SBPC no Estado foi uma celebração da ciência e do passado histórico piauiense.

Com o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”, o evento teve mais de 1000 inscritos para as atividades presenciais, e contou com a participação de 43 palestrantes no total. Todas as 15 atividades realizadas na UFPI e na IFPI foram transmitidas pelo canal da SBPC no Youtube, somando mais de 2.000 visualizações.

“Esse encontro visava a dois pontos principais: primeiro, restabelecer a Secretaria Regional da SBPC no Piauí, que tinha sido fechada devido à queda no número de associados. Mas, graças a uma campanha muito bem-sucedida, essa perda foi recuperada. O segundo objetivo dessa Reunião Regional era celebrar os 200 anos da Batalha de Jenipapo, tema que foi muito bem revisitado em nossas atividades, com exposições, discussões e uma visita ao local onde se deu a batalha, em Campo Maior. Posso afirmar que voltamos em grande estilo ao Piauí”, declarou Janine Ribeiro.

Segundo o presidente da SBPC, o número de público nas atividades da UFPI em Teresina poderia ter sido ainda mais expressivo se não fosse a greve no transporte público que ocorreu esta semana e que dificultou o deslocamento das pessoas, especialmente dos estudantes, para a UFPI. Já, em Campo Maior, onde a Reunião foi encerrada nessa quarta-feira (15), houve um esquema de transporte público assegurado pelo próprio Instituto Federal aos seus alunos, o que garantiu um auditório cheio para o debate “Duzentos anos após a Batalha do Jenipapo: Qual o legado para refundar o Brasil dos próximos 200 anos?”.

O presidente da SBPC concluiu que, a despeito dos percalços, os objetivos da primeira Reunião Regional que a SBPC realizou presencialmente após os três anos de pandemia de coronavírus foram plenamente alcançados. “Vimos que é possível fortalecer a comunidade acadêmica em um estado que tem três universidades federais, um instituto federal, uma universidade estadual que cobre bastante o território piauiense, e, além disso, uma comunidade acadêmica espalhada em outras instituições, como a Fiocruz. Então, conseguimos, nesse ponto, promover uma aproximação entre acadêmicos que nem sempre se articulam tanto, o que fortalece o papel social e político da ciência. Pretendemos retomar esse trabalho de fecundar as mais diferentes regiões do País com a boa semente da Ciência, junto à Educação, à Cultura, à Saúde, ao Meio Ambiente e à inclusão social, que são metas da SBPC”, disse.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora do evento, ressaltou a importância dos debates realizados nos três dias da Reunião Regional. “Contamos com discussões caras à sociedade local e com impacto nacional, o que foi muito positivo. Dentre estes assuntos, estão a questão do agronegócio e os dados revelados pelo pesquisador Paulo Artaxo, sobre aquecimento global e que precisamos ter uma sociedade sustentável”, disse.

Sales também ressaltou a importância de dar luz à Batalha de Jenipapo, ainda desconhecida por muitos brasileiros, inclusive pelos próprios piauienses. “Ao abordarmos a Batalha do Jenipapo, ressaltamos que a Independência do Brasil não foi simplesmente o ‘Grito do Ipiranga’. A consolidação dessa emancipação foi sendo construída, com várias batalhas memoráveis, em diferentes lugares do País, inclusive aqui no Piauí. Um outro grande marco para nós é o fato de que essa reunião regional é a primeira que realizamos após a pandemia de covid-19 e ainda dentro de um cenário de carência absoluta de recursos das universidades e institutos federais de ensino superior, o que implicou no desafio extra de lidar com uma comunidade científica que, como em muitas instituições brasileiras, tem se batido contra a evasão e ausência de recursos.”

Para Olívia Cristina Perez, professora de Ciência Política na UFPI e coordenadora local da Reunião Regional, o evento foi uma oportunidade para estreitar o diálogo entre pesquisadores do Estado e gestores de agências de fomento nacionais, e, também, de mostrar a importância do Piauí na história e na atualidade. “Foi um evento rico, com muitas discussões importantes, que teve como eixo norteador a Batalha do Jenipapo e como propósito pensar os problemas do Piauí a partir da Ciência. Foi um aprendizado para todos que estiveram aqui esses dias. Uma oportunidade para a população local participar dos debates e, também, acredito, uma oportunidade para todo mundo que vem de fora conhecer um pouco mais sobre a ciência de ponta, a cultura e a política aqui do Piauí. Foi um marco na UFPI e, com certeza, um marco para a SBPC também”, afirmou.

Todas as atividades da Reunião Regional da SBPC no Piauí estão disponíveis no canal da SBPC no Youtube, neste link.

Jornal da Ciência