Reunião Regional da SBPC no DF começa nesta segunda-feira

O evento, aberto ao público e gratuito, será realizado entre os dias 23 e 28 de outubro, integrado à XVII Semana Universitária da UnB (SemUni), nos campi de  Planaltina, Ceilândia e Brasília. A expectativa é que mais de dez mil pessoas participem das mais de 400 atividades programadas

Começa nesta segunda-feira, 23, a Reunião Regional da SBPC no Distrito Federal. O evento, aberto ao público e gratuito, é integrado à XVII Semana Universitária da UnB (SemUni), cujo tema é Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência. Mais de 400 atividades estão programadas para serem realizadas entre os dias 23 e 28 de outubro de 2017, nos campi da Universidade de Brasília (UnB) em Planaltina, Ceilândia e Brasília. A expectativa é que mais de dez mil pessoas participem do evento.

Uma conferência com o economista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Márcio Pochmann marcará a cerimônia de abertura da SemUni. A conferência ocorre às 9h30, no anfiteatro 9 do ICC Sul, no campus Darcy Ribeiro, com transmissão online ao vivo, e traz como tema os 55 anos da UnB.

Às 15h, o diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana, apresenta a conferência “A Matemática está em tudo”, no campus Planaltina, abrindo as atividades da Reunião Regional da SBPC. Este é o tema da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 23 a 29 de outubro, em todo o Brasil.

No campus Darcy Ribeiro, em Brasília, as professoras Marilde Loiola de Menezes (UnB), Madalena Guasco (PUC/SP) e Maria Francisca Pinheiro (UnB) apresentam a mesa-redonda, “Educação e Democracia em tempos de crise”, às 16 horas.

A programação da semana inclui temas como a Base Nacional Comum Curricular, ensino médio, história da ciência no ensino básico, educação em matemática, educação e democracia em tempos de crise, feiras de ciências, reforma do ensino médio e o ensino da sociologia, arboviroses e valores humanos como proteção da vida.

Os minicursos, que serão realizados nos dias 26 e 27 e cobrirão assuntos de ciência para a educação básica, como DNA, botânica, saúde pública, astronomia, entre outros.

A programação da Reunião Regional da SBPC pode ser vista aqui. Já a programação geral da SemUni  está disponível neste link.

Destinados à exposição de trabalhos acadêmicos e científicos e à divulgação dos cursos da Universidade, as tradicionais Mostra Científica (Pibic) e de Extensão (Pibex) e a Mostra de Cursos de Graduação são destaques na agenda da SemUni, além do III Congresso do Projeto Rondon e do ciclo de diálogos América Latina e Europa, promovido pelo Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA).

A UnB também integra o Dia C da Ciência, que insere suas atividades na SemUni durante a quarta-feira (25). A ação mobiliza universidades e instituições de pesquisa de todo o País para mostrarem à sociedade a importância das pesquisas e a influência delas no cotidiano.

Como parte das iniciativas culturais, a comunidade também conhecerá os vencedores do 17º Festival Universitário de Música Candanga (Finca). A grande final será disputada na sexta-feira (27), no Centro Comunitário Athos Bulcão, e encerra a SemUni.

No sábado, 28 de outubro, o dia será dedicado às crianças e familiares da comunidade, com atividades científicas do caminhão do Museu Itinerante Ponto UFMG, que estará também nos dias 26 e 27/10 no campus.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas via sistema SIEX da UnB, em sistemas.unb.br/siex. O público geral poderá se inscrever no local da realização da atividade, até o dia 27 de outubro, mas estará sujeito a disponibilidade de vagas.

O evento

A SemUni é um evento tradicional da Universidade de Brasília, coordenado pelo Decanato de Extensão (DEX). Realizado anualmente, busca divulgar a produção acadêmica, cultural, tecnológica e artística e promover a integração e a troca de conhecimentos, saberes e tecnologias com a sociedade do Distrito Federal e entorno. Segundo a UnB, o evento reúne mais de 10 mil alunos, professores, servidores e comunidade em geral em palestras, cursos, oficinas, mesas-redondas, seminários e exposições, todos gratuitos e abertos ao público.

Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Durante o evento, o público poderá assistir a conferências e mesas-redondas, além dos minicursos, voltados aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino básico, médio e técnico, além de professores do ensino superior e interessados em geral. As atividades contarão com a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País.

Jornal da Ciência, com informações da UnB Notícias