Rio de Janeiro: Domingo com Ciência na Quinta da Boa Vista

Para celebrar os Dias Nacionais da Ciência e do Pesquisador, comemorados em 8 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove neste domingo, 7 de julho, na capital carioca, evento com mais de 150 experimentos e exposições de diferentes áreas do conhecimento

Tradicional área de lazer carioca, a Quinta da Boa Vista, na região central do Rio de Janeiro, vai se transformar em parque da ciência no próximo domingo, 7 de julho. Para celebrar os Dias Nacionais da Ciência e do Pesquisador, comemorados em 8 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove o evento Domingo com Ciência na Quinta, com mais de 150 experimentos e exposições de diferentes áreas do conhecimento. Aberta ao público, a feira vai mostrar o impacto da ciência no cotidiano de cada pessoa e a contribuição das descobertas para o desenvolvimento sustentável do país. Todas as atividades serão realizadas das 10h às 15h, na Quinta da Boa Vista (acesso pelo portão do metro de São Cristóvão ao lado do rio e perto do Horto Botânico do Museu Nacional).

Pesquisadores e estudantes do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) levarão ao evento diversas atividades relacionadas às pesquisas desenvolvidas na instituição. Por meio de experimentos, exposições, teatro, jogos e brincadeiras, serão abordados temas como os benefícios da nanotecnologia (ciência que estuda a manipulação da matéria em escala atômica ou molecular) para a saúde; a importância da dieta e do exercício físico para prevenir diabetes e obesidade; os estudos sobre vermes encontrados em animais silvestres; o funcionamento do pulmão e as doenças que afetam o órgão; a transmissão e os mecanismos envolvidos na malária; as características do sistema imunológico; a biologia das moscas e seu papel na transmissão de doenças; estratégias para controle do Aedes, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya; e as principais questões relacionadas à doença de Chagas.

Durante o evento, representantes da comunidade científica vão conversar com o público sobre as dificuldades atuais nas áreas da ciência e da educação, devido aos cortes de investimentos, e a importância do apoio da população para mudar esse cenário. O Domingo com ciência na Quinta contará também com apresentações de música e dança. Além disso, haverá um piquenique científico, no qual crianças e adultos poderão conhecer qualidade da comida que consomem, aprender como evitar o desperdício e como aproveitar os alimentos integralmente. Para participar, basta levar canga e alimentos.

Fiocruz