Discurso da presidente da SBPC na abertura da Reunião Regional

Com destaque à enorme contribuição que a arqueóloga Nièe Guidon vem prestando à história da origem do homem americano, Helena Nader discursou na abertura da Reunião Regional, realizada no auditório do Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, Piauí, no final da tarde de ontem, 20 de abril. Nader disse que “viemos com a pretensão de contribuir com algum conhecimento, a uma região que é plena de história e de ciência, tão bem reconhecida pela Unesco, quando em 1991 tombou os sítios arqueológicos da Serra da Capivara como patrimônio cultural da humanidade.”

Na abertura da Reunião Regional de São Raimundo Nonato, a presidente da SBPC, Helena Nader, falou sobre a importância da entidade estar presente em uma região de imensa riqueza natural e cultural

Com destaque à enorme contribuição que a arqueóloga Niède Guidon vem prestando à história da origem do homem americano, Helena Nader discursou na abertura da Reunião Regional, realizada no auditório do Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, Piauí, no final da tarde de ontem, 20 de abril.

Nader disse que “viemos com a pretensão de contribuir com algum conhecimento, a uma região que é plena de história e de ciência, tão bem reconhecida pela Unesco, quando em 1991 tombou os sítios arqueológicos da Serra da Capivara como patrimônio cultural da humanidade.”

Ao público que lotava o pequeno auditório, constituído principalmente por estudantes universitários da região, a presidente da SBPC salientou que o exemplo da arqueóloga deve servir de inspiração às novas gerações. “A luta por mais de quatro décadas da profa. Niéde Guidon para comprovar sua teoria da origem do homem americano, desafiando teorias que antes pareciam consolidadas, é um exemplo que deve servir de inspiração, sobretudo para os jovens.

A escassez recorrente de recursos para manutenção do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde se encontram os mais de 1000 sítios arqueológicos desbravados pela equipe de Niéde, também foram lembrados por Nader. “Reconhecemos os incansáveis e prolongados esforços da profa. Niéde para a obtenção de recursos que garantam a manutenção e a sobrevivência digna do Parque e do Museu. Uma batalha árdua em um país que ainda não aprendeu a valorizar seu patrimônio natural e cultural.”

“O Parque, que pertence hoje ao Ministério do Meio Ambiente, tem sofrido com a falta de recursos causados pela dificuldade de demonstrar o que deveria ser óbvio – que o patrimônio aqui existente, é digno de receber todo o apoio e prestígio que sítios semelhantes em outras partes do mundo recebem. Só para citar um exemplo da situação atual, das 28 guaritas existentes no parque, somente 6 estão em funcionamento, por falta de funcionários.”

Como proposta de apoio à busca de recursos para a preservação e manutenção do Parque, a presidente da SBPC disse que vai constituir um grupo de trabalho na SBPC “envolvendo diferentes atores com a finalidade de subsidiar propostas. Sabemos de todas as dificuldades a serem enfrentadas, mas queremos caminhar com a Fundham, o Parque e o munícipio de São Raimundo Nonato nesta empreitada”, propôs Nader. E acrescentou: “O patrimônio da Serra da Capivara não deveria estar sendo gerido somente por um ministério, pois transcende o Meio Ambiente. Inclui a Ciência e a Tecnologia, a Educação, a Cultura, o Turismo, e o Desenvolvimento Regional, para dizer o substancial.

Veja o discurso da presidente da SBPC aqui

(Fabíola de Oliveira∕ SBPC)