SBEM participa da série de vídeos “200 anos da Ciência brasileira”

SBPC convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência. Conheça a entidade

SBEMSociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) participa dos “200 anos da Ciência brasileira: SBPC e Sociedades Afiliadas”, atividade integrante da programação da 74ª Reunião Anual da SBPC.

No vídeo, Antônio José Lopes, professor-pesquisador da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e do Centro de Educação Matemática (CEM), conta um pouco da história da entidade que ele ajudou a fundar e da educação matemática como área de conhecimento. Ele cita também diversos movimentos que contribuíram para as mudanças na disciplina desde 1930.

Segundo Lopes, com as mudanças nos currículos da área surgiu um grupo que entende que a matemática tem um objeto próprio de estudo e a partir da fundação da SBEM, em 27 de janeiro de 1988, “se construiu uma comunidade”.

A entidade, que congrega profissionais da área de Educação Matemática ou afins, promove o desenvolvimento desse ramo do conhecimento científico, por meio do estímulo às atividades de pesquisa e de estudos acadêmicos. A SBEM também atua na difusão de informações e de conhecimentos nas inúmeras vertentes da Educação Matemática.

Veja o vídeo no canal da SBPC no Youtube na íntegra e os demais que compõem a série.

Jornal da Ciência