SBPC Cultural traz música, dança e teatro para a 72ª Reunião Anual

As atrações serão transmitidas diariamente nesta semana, de 30 de novembro a 4 de dezembro, sempre às 19h30, pelo canal da SBPC no YouTube

sbpc-cultural-tt

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida a todos para participar da programação Cultural do quarto e último ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, que começa hoje e vai até a sexta-feira, 4 de dezembro. Com apresentações musicais, de dança e teatro, as atrações da SBPC Cultural acontecem diariamente, sempre às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet). Veja aqui a programação completa.

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A semana abre com a apresentação “Poesia: Nízia por Célia Lins”, no dia 30 de novembro. Nísia Floresta Brasileira Augusta, que nasceu em 12 de outubro de 1810, enfrentou com muita coragem toda uma sociedade machista patriarcal, trazendo em sua história a Bandeira do Feminismo. Dada essa coragem e pensamento de liberdade, considerada como sendo a responsável conceito de feminismo que vivemos hoje. Neste ano completa 210 anos de seu nascimento. Em seguida, no mesmo dia, terá a apresentação do Coral da Fiocruz.

Na terça-feira, 1º de dezembro, será possível fazer uma visita ao MoMA, ao Projeto Portinari. Com o apoio do Google Arts and Culture Program, da Archimidia, e da Approach, será possível fazer uma visita guiada na qual o visitante poderá percorrer as 15 salas da exposição, parando para contextualizar muitas das 121 obras. Esta visita pretende ser uma espécie de “máquina do tempo”, revisitando um momento ocorrido há exatamente 80 anos.  Em 1940, o museu apresentou a exposição “Portinari of Brazil” e foi essa mostra que abriu o caminho para o reconhecimento internacional do artista.

Na quarta-feira, 2 de dezembro, o dia contará com duas apresentações. A primeira será a apresentação circense “A maior invenção do mundo”, que faz parte da Websérie RIR FAZ BEM do Museu da Vida/Fiocruz, realizada pelo Coletivo Nopok.  No palco, os artistas combinam as linguagens do circo, da dança, do teatro e também da ciência. Entre rodas, monociclos e malabares, a ciência equilibrista do grupo propõe desafiar não só a gravidade, mas a imaginação e o sonho do público, mostrando de forma experimental e instigante como estes mundos podem se conectar. Mais que despertar o encantamento pela ciência sob a cortina do picadeiro, o público é convidado a refletir múltiplos saberes aplicados em cada cena. Tudo isso, claro, sem perder a diversão!

Em seguida será a vez realizada a apresentação de dança do Grupo Congo de Combate. O congo é uma prática africana que foi adaptada no Brasil pelos escravos e filhos de escravos, que reúne não só elementos temáticos africanos, mas também ibéricos, cuja difusão vem do século XVII. No Brasil, os missionários católicos conseguiram conservar estas danças guerreiras e batizaram-nas introduzindo elementos do cristianismo.

O dia 3 de dezembro, quinta-feira, é a vez da reapresentação da peça teatral “Insubmissas, mulheres na ciência”, do Núcleo Arte Ciência no Palco. O espetáculo conta a história de das cientistas Marie Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipátia de Alexandria que, por serem mulheres, tiveram de enfrentar os preconceitos, a intolerância e as discriminações contra a mulher em diferentes épocas e lugares. No palco, as quatro personagens contracenam em uma instalação de cordas, pedras e luzes que impõem delicado equilíbrio entre o tempo histórico e o tempo da representação. Dessas quatro mulheres, Rosalind deu contribuição decisiva à pesquisa do DNA sem nunca ter o reconhecimento do prêmio Nobel; Marie Curie embora premiada duas vezes com o Nobel, passou fome na França. Acusada de exacerbar um conflito entre o governador e o bispo da Alexandria, em março de 415, a matemática e professora de filosofia e astronomia Hipátia foi assassinada por uma multidão de cristãos; e a bióloga brasileira Bertha Lutz fez da luta pelos direitos da mulher no século XX seu objetivo de vida.

A apresentação será seguida pelo bate-papo “Processo criativo da Arte Ciência no Palco”, onde os integrantes do Arte Ciência no Palco  falarão sobre os espetáculos “Vicente e Antonio”, Insubmissas, mulheres na ciência” e “A Estátua Amazônica”, transmitidos esse ano pela SBPC. Todas as peças estão disponíveis no canal da SBPC no YouTube.

A SBPC Cultural será encerrada no dia 4 de dezembro com a apresentação musical de Roberto Mendes.

Todas as apresentações serão realizadas às 19h30 no canal da SBPC no YouTube. Confira aqui a programação completa e divirta-se!

Além da programação da SBPC Cultural, a Reunião Anual da SBPC conta a Programação científica, com Sessão de Pôsteres, atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades.

Jornal da Ciência