SBPC divulga cartaz comemorativo dos 70 anos de sua fundação

O cartaz será disponibilizado no site da SBPC em várias resoluções para download e também será enviado para diversas instituições do País

0001-18A SBPC divulga o cartaz comemorativo do aniversário de 70 anos de sua fundação, em 8 de julho de 1948. O cartaz traz o selo comemorativo, composto pelos números sete e zero sob o tradicional  logotipo da SBPC, com o tema “Ciência Educação Ontem Hoje Amanhã” e um fluxo de linhas e palavras-chave que representam as bases da atuação da SBPC: cidadania, democracia, sustentabilidade, pesquisa, inclusão, cultura, ética, tecnologia e inovação.  A peça será a marca de todas as atividades a serem realizadas ao longo de 2018 para comemorar as sete décadas de atuação da entidade.

O cartaz será disponibilizado no site da SBPC em várias resoluções para download e também será enviado para todas as sociedades científicas, instituições de ensino e pesquisa e demais entidades nacionais, representativas das comunidades científica do País.

A concepção do cartaz é dos artistas gráficos Marília Ponte e Gilberto Tomé, que levaram em conta a importância da história da SBPC e os valores que a entidade representa.

Segundo Tomé, a ideia para o cartaz surgiu de uma discussão conjunta dos integrantes da Comissão dos 70 anos da SBPC anos e de outras pessoas que integram a Sociedade, sintetizando em poucas palavras o caráter da atuação da instituição. “O cartaz traz palavras que afirmam a atuação da SBPC, que respeita a cidadania e a democracia, por meio da pesquisa, inclusão, sustentabilidade, cultura, ética, tecnologia e inovação. Tanto que essas duas primeiras palavras (cidadania e democracia) ficam na horizontal do cartaz para mostrar que elas são a base da SBPC”, explica.

Do ponto de vista gráfico, Tomé explica que o cartaz segue o mesmo conceito do selo comemorativo, com desenhos geométricos aproveitando a diagonal, sugerindo movimento ascendente, que demostram a trajetória contínua e de olho para o futuro da SBPC.

Ponte, por sua vez, acrescenta que o cartaz conta com um fluxo de palavras que trazem diversos níveis de leitura e que a maneira como elas estão no cartaz é um convite para a aproximação. “Ao olhar para o cartaz, você se interessa pela informação. Você reconhece o foco. Mas, quando você se aproxima, há um ganho de informação”, explica.

Lisbeth Cordani, membro da Comissão dos 70 anos da SBPC, observa ainda que as linhas com as palavras no cartaz são importantes porque elas traçam os temas que permeiam a luta da SBPC. “O cartaz traz a essência da Sociedade e a projeta para o futuro, usando toda a experiência do passado”, afirma.

Comemorações

Fundada em 8 de julho de 1948, a história da SBPC está profundamente ligada com o processo de evolução social, política e econômica brasileiras e, especialmente, com a institucionalização da ciência e o desenvolvimento científico e tecnológico no País. Além da política, a história da SBPC é marcada pela luta pela consolidação de uma cultura científica no Brasil.

Diversas atividades serão realizadas por todo o ano que marcará o septuagenário da SBPC. O lançamento de um livro, a produção de vídeos e de um documentário também estão na programação de celebrações das sete décadas desta que é a Sociedade mais representativa da comunidade científica brasileira, que conta com mais de 5 mil sócios ativos e mais de 130 sociedades associadas, de várias áreas do conhecimento.

Outra proposta é que todas as secretarias regionais da SBPC serão convidadas a desenvolver, paralelamente, atividades em seus estados que resgatem a história e os impactos locais da atuação da SBPC.

E em breve será lançado no site da SBPC um espaço aberto à colaboração ampla de todas as pessoas que já participaram das reuniões anuais, com depoimentos em vídeos curtos e notas escritas, sobre as lembranças mais marcantes desses eventos. Todos estão convidados para participar deste projeto.

Vivian Costa – Jornal da Ciência