SBPC divulga vencedoras do 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Foram recebidas indicações de 286 candidatas, oriundas de 18 estados e 70 municípios de todas as regiões do País. Uma comissão julgadora escolheu duas vencedoras, uma do Ensino Médio e uma da Graduação. Também foram concedidas 4 menções honrosas. A cerimônia virtual de entrega será no dia 11 de fevereiro, no “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”

whatsapp-image-2021-01-15-at-13-48-00A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anuncia as vencedoras da 2ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição premia a categoria “Meninas na Ciência”, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. Juliana Davoglio Estradioto, formada no curso técnico em Administração do Instituto Federal do Rio Grande (IFRS), foi a vencedora no nível de Ensino Médio. Ela desenvolveu uma membrana biodegradável a partir da casca de noz macadâmia, aproveitamento de resíduos para biossíntese de celulose bacteriana. Já na Graduação, a escolhida foi Raquel Soares Bandeira, graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo trabalho sobre “Eficácia terapêutica de uma naftoquinona contra a leishmaniose”.

O prêmio ainda concede duas menções honrosas para cada nível. Ana Carolina Botelho Lucena, aluna do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo trabalho sobre “A morte como testemunho da vida: família e escravidão nos testamentos do Centro de Memória da Amazônia”, e Nallanda Victoria dos Santos Martins, estudante do Colégio Estadual Doutor Antonio Garcia Filho, Umbaúba (SE), pelo trabalho sobre “Casa de farinha: da mandioca ao bioplástico”, receberão pelo nível Ensino Médio. Em Graduação, as menções honrosas vão para Julia Bondar, estudante de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo trabalho sobre depressão em adolescentes, e Nayara Stefanie Mandarino Silva, graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pelo trabalho sobre “Marquês de Pombal e a Instrução Pública”.

A cerimônia de premiação, que esse ano será virtual por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, será realizada no dia 11 de fevereiro, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, às 10h30. A data do evento foi escolhida em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

O 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” recebeu indicações de 286 candidatas de 116 instituições, oriundas de 18 estados e 70 municípios de todas as regiões do País. Do total de inscritas, 90 são do Ensino Médio e 195 de Graduação. As candidatas desenvolveram trabalhos científicos nas áreas de Agrárias (17), Biológicas (27), da Saúde (80), Ciências Exatas e da Terra (81), Humanas (23), Ciências Sociais e Aplicadas (20), Engenharias (28) e Linguística, Letras e Artes (10).

A vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, destaca a grande diversidade dos trabalhos desenvolvidos e da origem das candidatas de instituições públicas e privadas. “Isso mostra que as meninas na ciência estão presentes em todos os campos do conhecimento, em vários tipos de instituições e em diferentes regiões, o que me deixou muito contente”, disse.

O grande número de inscritas foi outro ponto de destaque para Sobral. “A quantidade mostra a mobilização das meninas em torno da ciência e, pela qualidade dos trabalhos, podemos vislumbrar trajetórias brilhantes neste setor”, comemora. Segundo ela, a ciência deve ser incentivada entre meninas desde a educação básica.

Após um processo de nominação, no qual as 286 candidatas foram indicadas, uma comissão julgadora, constituída por sete membros da comunidade científica de diferentes áreas de conhecimento analisou toda a documentação referente às estudantes e chegou a sete finalistas da Graduação e sete do Ensino Médio. Depois, em uma segunda rodada de avaliações, a comissão decidiu escolheu as premiada em cada nível e as quatro menções honrosas.

Compuseram essa comissão, além da vice-presidente da SBPC,  Helena Nader, premiada na Categoria “Mulheres Cientistas” em 2020 e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do IQAr-Unesp, presidente da Academia de Ciências do Estado de SP, e  Roseli de Deus Lopes, diretora da SBPC e professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da EP-USP, indicadas pelo Conselho da SBPC. Participaram também Lucia Mendonça Previato, diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Rochele Loguercio, presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), e Cristina Garcia, diretora científica da L’Oréal Brasil, entidade apoiadora da premiação.

“Foi um trabalho oneroso para a comissão julgadora, mas muito gratificante porque vimos projetos qualificados”, ressalta a vice-presidente da SBPC.

Homenagem às cientistas brasileiras

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica do País e da América do Sul.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência” -, no dia 11 de fevereiro, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Na primeira edição, realizada no ano passado, Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), foi escolhida para receber o prêmio na categoria “Mulheres Cientistas”, e Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da UFRJ, recebeu a “Menção Honrosa”.

Confira abaixo a lista das premiadas da 2ª Edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” – Meninas na Ciência:

VENCEDORAS:

ENSINO MÉDIO:

Juliana Davoglio Estradioto

GRADUAÇÃO:

Raquel Soares Bandeira

 

MENÇÕES HONROSAS:

ENSINO MÉDIO:

1-    Ana Carolina Lucena

2-     Nallanda Victoria dos Santos Martins

GRADUAÇÃO:

  1. Julia Bondar
  2. Nayara Stefanie

 

SBPC