SBPC diz que instabilidade no Inep é danosa para toda a sociedade

Órgão, responsável pelo Enem, Enade e Saeb, teve debandada de servidores

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) manifestou preocupação com a debandada de servidores do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação.

Segundo a entidade científica, a instabilidade pode ter “consequências danosas não apenas às atividades avaliativas do Inep, mas para a sociedade brasileira”.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que é responsável pela elaboração do Enem e pelas principais avaliações federais do país, sofre um desmonte inédito no governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Na segunda-feira (8), 33 servidores pediram exoneração dos cargos citando a “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão” do órgão.

A SBPC afirma que a turbulência no Inep ocorre “em um instante particularmente difícil”, já que o órgão está a poucos dias de realizar as maiores provas pelas quais é responsável. Além do Enem, marcado para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, também ocorrerão as provas do Enade no domingo (14) e as avaliações do Saeb.

Leia na íntegra: Folha.com

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.