SBPC e ABC celebram 69º aniversário da Capes neste sábado

Webnário comemorativo destacará a importância da pós-graduação para o Brasil. O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube a partir das 11h

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizam neste sábado uma celebração virtual pelo aniversário da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundada em 11 de julho de 1951. Intitulado “69º Aniversário da CAPES e a história virtuosa da pós-graduação”, o webinário comemorativo será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube  das 11h às 13h.

O evento contará com duas mesas de debates. A primeira, às 11h,  apresenta “A história da Capes através da fala dos seus últimos presidentes” e terá a participação de Jorge Almeida Guimarães (presidente da agência de 2004 a 2015), Carlos Afonso Nobre (presidente entre 2015-2016), Abílio Afonso Baeta Neves (presidente entre 1995 e 2003 e de 2016 a 2018), Anderson Ribeiro Correia (liderou a Capes de 2019 a 2020). A mesa será moderada pelo professor João Carlos Salles, presidente da Andifes.

Logo em seguida, ao meio-dia, Ildeu de Castro Moreira (presidente da SBPC), Luiz Davidovich (presidente da ABC), Flávia Calé (presidente da ANPG), Denise Freitas (representante dos Coordenadores de Área da agência) e Benedito Guimarães Aguiar Neto (atual presidente da Capes), discutem “Qual o papel da Capes na construção da ciência e da pesquisa no Brasil?”. A mesa será moderada pelo presidente da Foprop, Carlos Henrique de Carvalho.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que desempenha um papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação em todos os estados da Federação. Atua também, desde 2007, na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado, no Brasil e no exterior. Desde 2000, contribui para o desenvolvimento da pesquisa brasileira por meio do Portal de Periódicos. Atualmente, a agência financia mais de 6 mil programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e é responsável por de cerca de 85 mil bolsas de estudos de pesquisadores de todos os níveis.

O primeiro presidente da Capes foi o educador Anísio Teixeira, entre os anos 1951-1964. Nesse período, também foi presidente da SBPC, por dois mandatos, de 1955 a 1959.

Serviço:

WEBNÁRIO COMEMORATIVO: 69º Aniversário da CAPES e a história virtuosa da pós-graduação”

Data: 11 de julho de 2020, sábado, a partir das 11h

Transmissão: canal da SBPC no YouTube – https://www.youtube.com/user/canalsbpc

Programa:

11h às 12h – Mesa 1: “A história da Capes através da fala dos seus últimos presidentes”

Moderador – Prof João Carlos Salles (Presidente da Andifes)

Palestrantes: Jorge Almeida Guimarães (Embrapii), Carlos Afonso Nobre (INPE), Abílio Afonso Baeta Neves, Anderson Ribeiro Correia (ITA)

12h às 13h – Mesa 2 – “Qual o papel da Capes na construção da ciência e da pesquisa no Brasil?”

Moderador – Carlos Henrique de Carvalho (Presidente do Foprop)

Palestrantes: Ildeu de Castro Moreira (SBPC), Luiz Davidovich (ABC), Flávia Calé (ANPG), Denise Freitas (Representante dos Coordenadores de Área) e Benedito Guimarães Aguiar Neto (atual presidente da CAPES)

SBPC