SBPC e APC lamentam falecimento do professor Ivon Fittipaldi

Um dos fundadores do Departamento de Física da UFPE, o cientista faleceu no dia 29 de dezembro em decorrência da covid-19

ivon-fittipaldi2A Sociedade Brasileira para o Progresso Ciência (SBPC) e a Academia Pernambucana de Ciências (APC) lamentam o falecimento do professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ivon Fittipaldi. O cientista faleceu na manhã de 29 de dezembro, no Hospital Português, em decorrência da covid-19. “Personalidade marcante e cativante, Fitti, como era conhecido pelos inúmeros amigos, deixa um legado importante para a ciência e a educação no Estado e no País”, afirmam José Antônio Aleixo da Silva, presidente da APC, e Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, em nota.

“A morte de Ivon Fittipaldi é um acontecimento muito triste. Perdemos um profissional competente, dedicado, muito proativo, otimista e sempre disposto a investir seu tempo em atividades que contribuíam para o desenvolvimento da Ciência no País e, em particular, em Pernambuco. Perdemos um batalhador incansável pela defesa da ciência e tecnologia, em um momento em que precisamos de pessoas como ele para defender o País contra os negacionistas da ciência”, declararam.

Fittipaldi era graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE e realizou o mestrado e o doutorado em Física Teórica pela Universidade de São Paulo (USP). Desempenhou um papel importante na implantação do Departamento de Física da UFPE, na década de 1970, sendo um dos membros fundadores deste Departamento. Foi membro da primeira diretoria da Associação dos Docentes da UFPE, chefe do Departamento de Física, coordenador da Pós-graduação em Física, diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, diretor científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e criador da Homenagem aos Notáveis Cientistas Pernambucanos Já Falecidos. Após a aposentadoria ele assumiu a Coordenação da Representação Regional do Ministério da Ciência e Tecnologia no Nordeste.

Diversas instituições, dentre elas a UFPE, a Associação dos Docentes da UFPE e a UFRPE, publicaram notas de pesar sobre o falecimento de Fittipaldi.

Veja aqui a nota na íntegra.

SBPC