SBPC é homenageada em cerimônia pelos 50 anos da Finep

A presidente da SBPC, Helena Nader, também recebeu homenagem especial por ter lutado pelo fortalecimento da ciência brasileira

A SBPC foi uma das 12 instituições homenageadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na tarde de segunda-feira, 19 de junho, em cerimônia pelos 50 anos de fundação da instituição. O evento, realizado no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, reuniu executivos e funcionários da Finep, além de políticos e representantes da comunidade acadêmica.

A presidente da SBPC, Helena Nader, recebeu também uma homenagem especial. Ela foi presenteada com uma placa de agradecimento a personalidades que têm lutado pelo fortalecimento da ciência brasileira e, por consequência, que colaboraram com a construção da Finep. O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, e o ex-presidente da ABC, o matemático Jacob Palis, também foram homenageados.

Representando todos os homenageados, Nader falou com bastante emoção da importância de se celebrar os 50 anos de uma instituição que tem impactado tão positivamente a ciência brasileira. “Os apoios da Finep à área de infraestutura de pesquisa mudou o perfil das instituições de pesquisa do Rio de Janeiro. Um dos grandes exemplos é o Laboratório Nacional de Ressonância Nuclear Magnética. Referencia nacional e mundial. Esse é o Brasil que queremos nas manchetes dos jornais. Muito obrigada, Finep”, afirmou.

O diretor científico da Finep, Wanderley de Souza,  fez a entrega das placas comemorativas à ABC e aos presidentes da academia. Em seu discurso, ele ressaltou que ao longo dos seus 50 anos a Finep vem colaborando com as estruturas física e laboratorial de importantes instituições brasileiras, permitindo que milhares de pesquisadores possam desenvolver suas pesquisas de forma competitiva. “É fundamental fazermos uma homenagem a instituições parceiras, que atuam ao lado da Finep seja por meio do apoio permanente às ações da instituição até a participação na elaboração de projetos e programas ou por meio do uso dos recursos da instituição”, disse.

Entre as personalidades, também foram agraciados com a placa comemorativa da instituição João Paulo dos Reis Velloso, Robson Braga de Andrade, João Antônio Zuffo, José Goldemberg, José Israel Vargas, Rogério Cerqueira Leite, Sergio Gargioni e Waldimir Pirró e Longo.

Na presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a Finep lançou iniciativas de apoio à inovação em empresas brasileiras, que totalizam aproximadamente R$ 700 milhões. O presidente da Finep, Marcos Cintra, também anunciou que a financiadora passará a aceitar seguro garantia financeira em operações de crédito.

Juntamente com o presidente dos Correios, Guilherme Campos, foi lançado um selo comemorativo em alusão ao cinquentenário da Finep. Durante a solenidade, foram assinados convênios referentes a três chamadas da Finep: Apoio Institucional; Centros Nacionais Multiusuários; e CT-Infra. Foram aprovados 171 projetos, totalizando R$ 410,5 milhões.

Jornal da Ciência, com informações da ABC