SBPC Educação reúne 600 profissionais do ensino básico em Montes Claros

Focado nos professores da educação básica, o evento, realizado nos dias 6 e 7 de julho, é parte das atividades da 69ª Reunião Anual da SBPC, que acontece em Belo Horizonte entre 16 e 22 de julho

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e instituições locais, realizou na última semana, nos dias 6 e 7 de julho, a SBPC Educação, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros, norte de Minas Gerais. O evento é parte das atividades da 69ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Belo Horizonte entre 16 e 22 de julho, e tem como objetivo discutir com professores do ensino básico da região as políticas educacionais do País. No total, cerca de 600 profissionais da área participaram das discussões, que se desenvolveram em mesas redondas, oficinas e apresentação de pôsteres.

“A SBPC Educação é parte da Reunião Anual. É um evento focado no professor e se realiza na semana anterior para garantir que os professores do ensino básico possam participar também das demais atividades que acontecem na semana dos dias 16 e 22 de julho”, ressaltou a presidente da SBPC, Helena Nader. “O evento em Montes Claros foi um sucesso”, acrescentou, destacando a pertinência dos temas abordados nas mesas redondas e a conferência de abertura, com o ex-ministro e professor da Universidade de São Paulo, Fernando Haddad.

Montes Claros é uma cidade-polo da região norte de Minas Gerais, próxima ao Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Sobre a importância da localidade escolhida para receber a SBPC Educação, Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de Extensão da UFMG e integrante da Comissão Executiva Local da SBPC Educação, conta que o evento é uma oportunidade para professores da região trocarem conhecimentos com pessoas da academia. “Esses professores às vezes têm dificuldades em ter contato com pesquisadores, com cientistas. E a SBPC Educação proporciona a eles a oportunidade compartilhar experiências, pois, além de ouvirem, eles também apresentaram suas vivências. O evento foi mesmo um espaço de troca. E isso é uma oportunidade inestimável de aprendizado para todos. Uma oportunidade de transformação não só para esses profissionais como para a própria Universidade”, observou.

Oliveira destacou ainda que nesta edição da SBPC Educação, além de representantes da academia, as mesas redondas contaram também com a participação de pessoas ligadas à gestão da educação, aos movimentos sociais e movimentos sindicais. “Contamos com diversas vozes de atores envolvidos com essas políticas para a educação básica”, disse.

Segundo o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando, a centralidade da educação como recurso para superar os desafios que o País enfrenta precisa ser resgatada, e, conforme destacou, a SBPC Educação colabora para demonstrar a resiliência para que as coisas voltem para o rumo.

Durante sua conferência, na abertura do evento, Haddad ressaltou a importância do valor social da educação e lamentou a visão instrumentalizada que domina as políticas educacionais. “Infelizmente, pouca gente entende a educação como valor social”, disse o professor, que criticou as políticas do atual governo, ancoradas na filosofia de que “a educação precisa ser dada na exata medida, sem nenhum desperdício, segundo o que consideram o conceito de eficiência”, considerando a educação uma despesa, e não um investimento. O exemplo mais grave dessa visão, segundo ele, é a PEC 95, que impõe o teto de gastos por 20 anos.

A vice-presidente da SBPC, Vanderlan da Silva Bolzani, acrescentou que os alicerces do que foi construído no Brasil até o momento, em termos de avanços na educação e na ciência, estão abalados. “Só o conhecimento é capaz de tirar a sociedade da apatia e da desesperança. Aqui estão profissionais que podem mudar o destino da nação. É preciso pegar pelas mãos as crianças e mostrar que, por meio da educação, elas vão descobrir os segredos do mundo e se tornar profissionais éticos e felizes”, argumentou.

Nos dois dias de atividades, foram realizadas dez mesas redondas, que trataram da reforma do ensino médio; educação integral e juventude; linguagens, tecnologia e novas mídias; educação do campo; educação, populações quilombolas e indígenas; Base Nacional Comum Curricular; educação e democracia – gênero e sexualidade; perspectivas da educação profissional; educação de jovens e adultos; e educação especial e inclusão escolar.

Próxima parada: Belo Horizonte

De Montes Claros, a SBPC caminha agora para Belo Horizonte, onde acontece a 69ª edição da Reunião Anual da SBPC. O maior evento de divulgação científica da América Latina começa dia 16 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). Com o tema “Inovação – Diversidade – Transformações”, a Reunião contará com mais de 240 atividades durante toda a semana, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Das atividades confirmadas nas programações científica, da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultura, serão 69 conferências, 01 ciclo de conferência, 82 mesas-redondas, 57 minicursos, 16 sessões especiais, 05 assembleias, 02 reuniões de trabalho e 06 encontros. O evento marcará as celebrações dos 90 anos da UFMG.

Daniela Klebis – Jornal da Ciência, com informações da UFMG Notícias