SBPC encaminha moção de apoio à preservação da Universidade da Integração Latino-americana (Unila)

Aprovada em 20 de julho, durante a Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, na 69ª Reunião Anual, a moção foi levada nesta segunda-feira, 14, à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, ao Ministério da Educação, ao Governo do Estado do Paraná, e às reitorias da UNILA e da UFPR

A SBPC encaminhou nesta segunda-feira, 14 de agosto, a moção de apoio à preservação da Universidade da Integração Latino-americana (Unila) à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, ao Ministério da Educação, ao Governo do Estado do Paraná, e às reitorias da Unila e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O documento foi aprovado durante a Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, realizada no dia 20 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, por ocasião da 69ª Reunião Anual da SBPC.

A Unila está sendo transformada na Universidade Federal do Oeste do Paraná “UFOPR”, pela Emenda Aditiva, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), à Medida Provisória nº 785/2017. Segundo o documento encaminhado hoje, a proposta elimina a identidade integracionista dos países que podem inserir seus estudantes naquela universidade e a transforma em uma instituição regional do Oeste do Paraná.

“Ela interfere nos princípios de autonomia da universidade que são garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pela Constituição Federal uma vez que não houve qualquer debate com a sociedade e com as universidades envolvidas nesta proposta. Se tal transformação ocorrer, os estudantes não brasileiros terão que retornar a seus países sem o diploma”, alerta a moção.

Veja o documento na íntegra aqui.

Jornal da Ciência