SBPC encaminha moção de repúdio a tentativas de censura, intimidação e restrição da autonomia e liberdade docente

O texto foi votado e aprovado na Assembleia Geral Ordinária dos Sócios da SBPC, realizada em 26 de julho, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, por ocasião da 70ª Reunião Anual da entidade

A SBPC encaminhou na última sexta-feira, 10 de agosto, a moção de repúdio a tentativas de censura, intimidação e restrição da autonomia impostas à equipe de docentes e discentes envolvida com projeto de ensino “CineDiversidade”, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) -Campus Palmeira dos Índios. O documento foi enviado ao ministro da Educação, Rossieli Soares, à secretária da Educação de Alagoas, Laura Cristiane de Souza, ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Luiz Dantas, ao reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, e, também, aos pró-reitores de Pesquisa e Inovação, Extensão e Administração do Instituto. A moção foi votada e aprovada durante a Assembleia Geral Ordinária dos Sócios da entidade, realizada em 26 de julho, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, por ocasião da 70ª Reunião Anual da SBPC.

“A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência repudia qualquer tentativa de censura, intimidação ou restrição da autonomia e da liberdade de expressão de pensamentos e ideias de professores e alunos na academia”, afirma a entidade, no documento.

A moção solicita aos dirigentes públicos das instituições de ensino e pesquisa brasileiras e aos entes governamentais o compromisso de empenhar esforços para assegurar a autonomia acadêmica tão necessária para a formação crítica dos cidadãos do País.

Confira a moção na íntegra aqui.

Jornal da Ciência