SBPC encaminha moção pela popularização da Ciência e Tecnologia

O manifesto defende os editais de popularização da C&T e a recomposição de recursos para esta área. O documento foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral de Sócios da SBPC, reunida em 25 de julho, por ocasião da 71ª Reunião Anual da SBPC, na UFMS, em Campo Grande

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou nesta sexta-feira, 2 de agosto, a moção em defesa dos editais de popularização da C&T e da recomposição de recursos para esta área ao ministro do MCTIC, Marcos Pontes, ao Secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Carlos Endo Macedo, presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, ao secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (MCTIC), Marcelo Morales, à Coordenação de Popularização de Ciência (MCTIC), e aos presidentes das Comissões de C&T da Câmara e Senado, respectivamente, o senador Vanderlan Cardoso e o deputado Félix Mendonça Júnior.

O documento foi votado e aprovado por unanimidade na Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, que aconteceu no dia 25 de julho, durante sua 71ª Reunião Anual, realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

Na moção, a SBPC lamenta a redução orçamentária e afirma a relevância para o País dos centros e museus de C&T, e dos demais espaços de divulgação da ciência, em função de seu papel fundamental para a educação científica e para a difusão do conhecimento. Destaca também a importância fundamental dos editais regulares das agências de fomento, em especial do CNPq, para as práticas educativas e de popularização de ciência.

“A redução drástica de recursos e os contingenciamentos praticados nos últimos anos estão na iminência de inviabilizar a continuidade dos projetos destas instituições, tanto em sua dimensão numérica quanto em relação à sua qualidade”, alerta a SBPC na moção.

Confira a moção na íntegra aqui.

 

Jornal da Ciência