SBPC encaminha moção por política de drogas progressista e não-proibicionista

Aprovada por unanimidade na Assembleia Geral de Sócios da SBPC, durante a Reunião Anual em Maceió, a moção foi enviada nessa quarta-feira (8) ao presidente da República, aos ministros da Saúde, da Justiça, da Segurança Pública, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Supremo Tribunal Federal e aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou nessa quarta-feira, 7 de agosto,  às autoridades competentes, a moção por uma política de drogas “progressista e não-proibicionista, orientada pelas melhores evidências científicas disponíveis nacional e internacionalmente, e livre de dogmatismos e preconceitos”. O documento foi votado e aprovado por unanimidade na Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, reunida no dia 26 de julho, durante a 70ª Reunião Anual da entidade, realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.

“Não se trata de ser a favor ou contra o consumo de drogas, mas de reduzir danos sem distinção de classe, sexo ou raça. A crise de segurança e o superencarceramento exigem uma política de drogas não-proibicionista”, argumenta a SBPC no texto.

A moção foi encaminhada às seguintes autoridades: ao presidente da República, Michel Temer, aos ministros da Saúde, Gilberto Occhi, da Justiça, Torquato Jardim, da Segurança Pública, Raul Jungmann, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, aos onze ministros do Supremo Tribunal Federal, e aos presidentes do Senado, Eunicio Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Confira a moção neste link.

Jornal da Ciência