SBPC-GO divulga resultado do 6º Prêmio de Popularização da Ciência 2019

“Precisamos munir a sociedade de informações, porque ela precisa compreender que a ciência faz parte da vida dela”, ressalta a secretária regional da SBPC em Goiás, Márcia Pelá. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá na primeira quinzena de dezembro

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Goiás (SBPC-GO) divulgou nesta segunda-feira, 14 de outubro, a lista com os vencedores do 6º Prêmio SBPC-GO de Popularização da Ciência – 2019. Ao todo, 24 trabalhos foram premiados. Eles irão integrar um livro, cujo público alvo será formado por professores e alunos do ensino médio. A cerimônia de premiação será realizada na primeira quinzena de dezembro. No mesmo dia, será lançado o livro eletrônico da edição passada da premiação.

Criado para promover a popularização da ciência e do conhecimento e diminuir a distância entre a produção dos saberes científicos e a população local, o Prêmio também tem o objetivo de reconhecer e estimular estudantes de graduação, pós-graduação e concluintes dos cursos no período de até um ano após a conclusão.

De acordo com a secretária regional da entidade, Márcia Cristina Hizim Pelá, foram premiados os melhores trabalhos inscritos das seis áreas de conhecimento – Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias e Ciências Agrárias); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Letras e Linguística; e Música e Artes. “Mesmo se tratando da popularização da ciência, temos mais inscritos das áreas das Ciências Biológicas e  da Saúde do que das Humanas”, comenta.

Pelá conta que essa edição teve 80 trabalhos inscritos, oriundos de várias regiões de Goiás. “O Prêmio tem crescido e se expandido para outras regiões. Temos cada vez mais adesão de estudantes de fora de Goiânia e de diversas instituições”, comemora.

O prêmio também é um incentivo para as pessoas se engajarem com o Projeto SBPC na Escola, segundo conta. “Os premiados são convidados a participarem do Projeto e muitos estão aderindo. É preciso popularizar a ciência. E encontramos aí uma maneira de atingirmos os alunos do ensino médio e fazer com que eles tenham a oportunidade de refletir sobre sua escolha futura em termos de formação acadêmica, além de alertá-los para o interesse pela descoberta e investigação, com foco na inclusão social, gerando um círculo virtuoso entre a sociedade e a universidade”, explica Pelá.

A secretária regional da SBPC-GO ressalta a importância de maximizar as ações com a bandeira da popularização da ciência.  “O conhecimento científico é o conhecimento da própria vida, principalmente em tempos obscuros como este, onde estamos ouvindo falar em campanha de antivacina, terra plana. Precisamos munir a sociedade de informações, porque ela precisa compreender que a ciência faz parte da vida dela. É preciso fazer essa correlação porque há um abismo muito grande. A popularização da ciência nos possibilita encontrar outras formas de encarar os problemas”, destaca.

O próximo passo da equipe da SBPC em Goiás é lançar um prêmio direcionado para jovens cientistas. “Queremos premiar professores e jovens do ensino médio e fundamental que estão trabalhando com iniciação científica”, conta Márcia Pelá. Segundo ela, a SBPC-GO já está preparando o edital da primeira edição, que logo será lançado.

Confira aqui a lista dos trabalhos premiados da 6º Prêmio SBPC-GO de Popularização da Ciência – 2019.

Vivian Costa – Jornal da Ciência