SBPC-GO divulga resultado do VIII Prêmio de Popularização da Ciência 2021

Os 24 trabalhos premiados vão integrar um e-book, cujo público-alvo será professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio

sbpc-goA Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Goiás (SBPC-GO) divulgou a lista com os vencedores do VIII Prêmio SBPC-GO de Popularização da Ciência 2021. Os 24 trabalhos premiados vão integrar um livro, cujo público alvo será professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para acontecer em dezembro de 2021 de forma virtual ou de forma presencial em 2022 e ainda não tem data marcada.

Criado para promover a popularização da ciência e do conhecimento, bem como diminuir a distância entre a produção dos saberes científicos, gerados nas Instituições de Ensino Superior de Goiás, e a população do estado. O Prêmio também tem como objetivo reconhecer e estimular estudantes de graduação, pós-graduação e concluintes dos cursos no período de até um ano após a conclusão.

De acordo com a secretária regional da SBPC em Goiás, Rosália Santos Amorim Jesuíno, foram premiados os melhores trabalhos inscritos das seis áreas de conhecimento – Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias e Ciências Agrárias); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Letras e Linguística; e Música e Artes.

Ela afirma que a premiação significa muito para o Estado de Goiás e a cada ano o número de participantes aumenta. “O prêmio está consolidado tanto que temos pesquisadores/orientadores que incentivam todo ano os seus alunos a submeterem trabalhos. E a qualidade dos trabalhos submetidos também tem melhorado significativamente”, comenta Jesuíno.

Para ela, que é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ao mesmo tempo que a premiação motiva aquele aluno de iniciação científica, pós-graduando e egresso recente dos cursos de graduação e pós-graduação a comprometer-se com a socialização da pesquisa que é por ele produzida, a premiação resulta na divulgação desse saber para outros alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino, não apenas na capital, mas em todo o estado, já que os trabalhos selecionados serão agrupados em uma coletânea a ser distribuída em escolas e disponibilizada no site da SBPC-GO.

Segundo Jesuíno, o prêmio é também um passo importante na expectativa de incentivar mais ações com a bandeira da popularização da ciência para os alunos de ensino fundamental e médio do estado de Goiás.

Confira a lista dos trabalhos selecionados.

Vivian Costa – Jornal da Ciência