SBPC homenageia UFRJ pelo seu centenário

Em nota divulgada ontem em suas redes sociais, a SBPC pontua que "com contribuições imensas nas áreas da educação, da saúde, das engenharias, da medicina, do direito, das ciências, das artes e da cultura, a UFRJ tem um legado centenário de enorme importância para o Rio de Janeiro e para o Brasil”. A manifestação foi subscrita por mais de 40 associações científicas

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicou nota em homenagem ao centenário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comemorado nesse 7 de setembro. O documento, divulgado nessa segunda-feira nas redes sociais da SBPC, já recebeu o endosso de mais de 40 sociedades científicas.

Na nota, a entidade ressalta que a UFRJ formou centenas de milhares de profissionais nas mais diversas áreas: cientistas, artistas, profissionais liberais, técnicos, trabalhadores, empresários, etc. Muitos dos que passaram pela UFRJ, como estudantes ou professores, tiveram grande importância para o País, como Darcy Ribeiro, Maria Yedda Linhares, Josué de Castro, César Lattes, Carlos Chagas Filho, Bertha Lutz, Oscar Niemeyer, Maria Laura Mouzinho, Candido Portinari, Lygia Pape, José Leite Lopes, Fernando Lobo Carneiro e inúmeros outros.

“Com contribuições imensas nas áreas da educação, da saúde, das engenharias, da medicina, do direito, das ciências, das artes e da cultura, a UFRJ tem um legado centenário de enorme importância para o Rio de Janeiro e para o Brasil”, ressalta a SBPC.

Leia abaixo a nota na íntegra:

 

HOMENAGEM DA SBPC À UFRJ PELO SEU CENTENÁRIO

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC é uma sociedade científica que luta, há mais de sete décadas, pela ciência, pela educação pública e gratuita de qualidade, pela melhoria das condições de vida da população e pela democracia. Em nome de nossa entidade e de suas 156 sociedades científicas afiliadas, e certamente de toda a comunidade científica brasileira, parabenizamos a UFRJ pelo seu centenário.

A UFRJ foi a primeira universidade pública federal do país, é a maior delas e uma das melhores da América Latina. Ela formou centenas de milhares de profissionais nas mais diversas áreas: cientistas, artistas, profissionais liberais, técnicos, trabalhadores, empresários, etc. Muitos dos que passaram pela UFRJ, como estudantes ou professores, tiveram grande importância para o País, como Darcy Ribeiro, Maria Yedda Linhares, Josué de Castro, César Lattes, Carlos Chagas Filho, Bertha Lutz, Oscar Niemeyer, Maria Laura Mouzinho, Candido Portinari, Lygia Pape, José Leite Lopes, Fernando Lobo Carneiro e inúmeros outros. A SBPC sempre teve relações muito intensas com a UFRJ, sendo que dois de seus criadores e ex-presidentes, Maurício Rocha e Silva e José Reis, foram alunos dessa universidade e quatro de suas Reuniões Anuais foram ali realizadas.

Com contribuições imensas nas áreas da educação, da saúde, das engenharias, da medicina, do direito, das ciências, das artes e da cultura, a UFRJ tem um legado centenário de enorme importância para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Neste momento de grave crise no País, as universidades públicas brasileiras, e a UFRJ em particular, são baluartes fundamentais para a sua superação, na educação, na saúde, na produção científica e tecnológica de alta qualidade, na inovação tecnológica e social, na preservação do meio ambiente e na redução das imensas desigualdades do País. Elas serão decisivas para a construção de um projeto nacional para um Brasil mais democrático, mais rico, mais justo, menos desigual e no qual a ciência e a educação tenham um papel preponderante.

Em nome da SBPC expresso nossas congratulações e nossos agradecimentos a todos os professores, pesquisadores, técnicos, servidores e estudantes da UFRJ, os do passado e os do presente. Viva a UFRJ! Vida longa à UFRJ!

Ildeu de Castro Moreira

Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC

Veja a nota em PDF.

Subscrições à homenagem da SBPC à UFRJ pelo seu centenário:

Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO)

Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)

Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM)

Associação Brasileira de Estudos Sociais da Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR)

Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET)

Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)

Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC)

Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (Mutagen-BR)

Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN)

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)

Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL)

Clube Brasileiro de Purinas (CBP)

Sociedade Brasileira de Automática (SBA)

Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf)

Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC)

Sociedade Brasileira de Catálise (SBCAT)

Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)

Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (ECOTOX-BRASIL)

Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMAG)

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)

Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)

Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (SBFV)

Sociedade Brasileira de Genética (SBG)

Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGeo)

Sociedade Brasileira de Geologia (SBG)

Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC)

Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)

Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI)

Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)

Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC)

Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBMicro)

Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO)

Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO)

Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP)

Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG)

Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT)

Sociedade Brasileira de Virologia (SBV)

Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)

 

Jornal da Ciência