SBPC Jovem e Família lança projeto de divulgação científica em rádios

A iniciativa disponibiliza um repositório de áudios de divulgação científica produzidos por rádios universitárias, educativas e de outras instituições para circulação em redes sociais e, principalmente, em rádios comunitárias. Acesse e compartilhe!

A Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) lança neste sábado, 10 de outubro, dentro da programação da SBPC Jovem e Família, o projeto de divulgação científica em rádios. A iniciativa disponibiliza um repositório de áudios de divulgação científica produzidos por rádios universitárias, comunitárias, educativas e de outras instituições para circulação em redes sociais e, principalmente, em rádios comunitárias.

Vinte e duas iniciativas de todo o País enviaram materiais para esse primeiro momento do projeto, valorizando a pluralidade cultural, a produção de conhecimento e a diversidade de sotaques do Brasil. Os programas abrangem temas variados, como saúde, energia nuclear, fauna brasileira, entre outro, e contemplam diversos tipos de público, desde a infância.
Os áudios foram elaborados e enviados voluntariamente por pesquisadores, professores, instituições de ensino e iniciativas de divulgação científica. Os conteúdos passaram por triagem  e podem ser baixados no site da 72ª Reunião Anual da SBPC, por meio do link https://ra.sbpcnet.org.br/72RA/atividades/sbpc-jovem/radios/. Os programas têm duração média de 2 a 5 minutos e estão em formato mp3, a fim de facilitar o download e envio. O repositório conta também com uma assinatura em áudio da SBPC Jovem e Família para inserção nas veiculações dos materiais disponibilizados.

O projeto seguirá recebendo materiais em fluxo contínuo até o mês de novembro. Os arquivos devem ser acompanhados de uma breve descrição da iniciativa (ex. podcast ou programa de rádio) e da instituição de origem, para divulgação dos créditos. O material deve ser enviado ao e-mail  radio@sbpcnet.org.br.

Sobre a SBPC Jovem e Família

A SBPC Jovem e Família é uma atividade da versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC, que acontece entre setembro e dezembro deste ano. É destinada a estudantes e professores do ensino básico e a todos os amigos da ciência, e conta com atrações abertas e gratuitas para todas as idades. A programação inclui oficinas, visitas virtuais a Museus de Ciências e conteúdos audiovisuais educativos sobre temas científicos. O objetivo é estimular o contato do público geral com o conhecimento científico, com pesquisadores e com seus experimentos.
Giselle Soares – SBPC