SBPC lamenta a morte do astrofísico João Evangelista Steiner

Professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Steiner era sócio desde 1974 da SBPC e teve uma grande atuação na diretoria em duas gestões

33724492953_b0c90a2112_c

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) expressa profundo pesar pelo falecimento do astrofísico João Evangelista Steiner, ocorrido nesta quinta-feira, 10 de setembro. Professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Steiner era sócio da SBPC desde 1974 e teve grande atuação na diretoria da entidade, tendo sido primeiro-tesoureiro da SBPC (1989-1991) e secretário-geral (1991-1993).

Nascido em 1950 em São Martinho, interior de Santa Catarina, Steiner graduou-se em Física na Universidade de São Paulo (USP), em 1973, onde obteve mestrado em Astronomia, em 1975, e doutorado na mesma área, em 1979. Logo em seguida, realizou sua pesquisa de pós-doutorado no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, nos Estados Unidos.

Membro da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS (Academia Mundial de Ciências para o Avanço dos Países em Desenvolvimento), foi condecorado em 2001 com a Ordem do Rio Branco – Grau de Comendador, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, e em 2010 com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Segundo o vice-presidente da SBPC, Aldo Malavasi, Steiner era um cientista nato, com uma grande capacidade didática, capaz de traduzir assuntos complexos, como a expansão do universo e as ondas gravitacionais, em uma linguagem acessível a todo tipo de público.  Malavasi ressaltou sua contribuição para o desenvolvimento da astronomia brasileira, como a modernização do Observatório Pico dos Dias e a criação do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), ambos em Minas Gerais, e a participação nacional decisiva no consórcio dos observatórios Gemini e Soar, no Chile.

Steiner também ocupou a Secretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e dirigiu o Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP).

“Ele era brilhante. Teve uma carreira científica maravilhosa. Foi ele o responsável por trazer os astrônomos para a SBPC e de introduzir a astronomia nas atividades da entidade, como nas Reuniões Anuais e Regionais”, comenta Malavasi. Como membro da diretoria, Malavasi disse que ele era extremamente ativo, inclusivo e preocupado com divulgação científica. “Ele também era super preocupado em trazer novos sócios para a entidade”, ressalta.

Paulo Roberto Petersen Hofmann, secretário-geral da SBPC, destaca sua participação em duas Reuniões Regionais da SBPC em Santa Catarina. “Em 1996, em Florianópolis, ele foi o homenageado da Reunião. Na última, em Palhoça, em 2016, ele fez a conferência de abertura ‘Buracos Negros: de Albert Einstein às ondas gravitacionais.’”

O velório de do astrofísico João Evangelista Steiner será realizado em duas etapas. A primeira na parte será na tarde desta quinta-feira e terá continuidade amanhã, na parte da manhã, no crematório São Mateus (Rua Leonete Frontino Alves, 2650, Capivari de Baixo), em Santa Catarina.

SBPC