SBPC lamenta morte de Herch Moysés Nussenzveig

Associado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência desde 1979, físico e professor emérito da UFRJ morreu aos 90 anos no Rio de Janeiro no sábado, 5 de novembro

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifesta profundo pesar pela morte, no último sábado, dia 5 de novembro, do físico e professor emérito do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Herch Moysés Nussenzveig.

Conhecido por seus trabalhos em óptica, Nussenzveig graduou-se em 1954 e obteve doutorado em Física em 1957, pela Universidade de São Paulo (USP). Era professor emérito do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Recebeu diversos prêmios por seu trabalho, entre eles, o Prêmio Max Born (1986), concedido pela Sociedade Óptica dos Estados Unidos; o Prêmio Álvaro Alberto em Física (1995), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Categoria Grã Cruz (1995) da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pelo MCT e o Prêmio Jabuti (1999), concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Foi também autor de livros didáticos utilizados amplamente em muitos Institutos de Física pelo Brasil.

Era membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1961, da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), além de membro fundador da Academia de Ciências da América Latina (Acal), em 1982. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) de 1981 a 1983, e era sócio da SBPC desde 1979.

“Um grande cientista, que se dedicou por muitas décadas com afinco à ciência brasileira. Formou uma geração de cientistas em várias instituições por onde trabalhou com dedicação. Vai fazer muita falta na Ciência brasileira”, declara o físico e vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo.

SBPC