SBPC lamenta morte do professor Sérgio Figueiredo Ferretti

O professor da UFMA faleceu nesta quarta-feira (23)

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) registra com pesar o falecimento de Sérgio Figueiredo Ferretti, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Incentivador na formação de novos pesquisadores, o professor contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área de Antropologia.

O antropólogo era membro da Comissão Maranhense de Folclore e de conselhos editoriais de vários periódicos científicos. Nascido em 8 de novembro de 1937 e com mais de 50 anos de docência, tornou-se docente emérito da Universidade Federal do Maranhão em 2009. Foi coordenador do curso de graduação e do mestrado em Ciências Sociais, além de coordenador do conceituado curso de Política Públicas da UFMA.

Sua produção científica de pesquisa e orientações de trabalhos acadêmicos representam uma inestimável contribuição à cultura do Maranhão, com ênfase nas áreas temáticas de costumes, crenças e festas populares do País, religiões afro-brasileiras, tambor de mina, Casa das Minas, cultura popular, tambor de crioula, e sincretismo.

É autor de livros, artigos em periódicos científicos e capítulos de livros. Foi orientador de bolsistas de iniciação científica do CNPQ e Fapema, de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Em sua formação acadêmica, era graduado em História (UB-UFRJ – 1962) e Museologia (MHN-UniRio – 1962); especialista em Sociologia do Desenvolvimento (UCL Bélgica – 1964-66); mestre em Ciências Sociais-Antropologia (UFRN – 1983) e doutor em Ciências-Antropologia Social (USP – 1991).

Ferretti faleceu nesta quarta-feira (23) após agravamento no seu quadro de saúde nos últimos dias. O enterro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24 de maio, em São Luís.

 

Cynthia Carvalho Martins
Conselheira da SBPC