SBPC leva ao Congresso Nacional exposição “Fritz Müller 200 anos”

A mostra fica em exibição de 4 de abril a 2 de maio no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Congresso Nacional

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com o Grupo Desterro Fritz Müller – Charles Darwin 200 anos, leva ao Congresso Nacional, em Brasília, a exposição “Fritz Müller 200 anos”.  A mostra ficará em exibição de 4 de abril a 2 de maio no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, localizado no corredor do Anexo I do Congresso Nacional.

WhatsApp Image 2022-03-31 at 10.10.01A exposição contará a história de Johann Friedrich Theodor Müller, que nasceu na Alemanha, no dia 31 de março de 1822. Atuou na revolução alemã de 1848, tanto que se inscreveu no Partido Democrático, tornando-se um militante. Em 1852, imigra para o Brasil, juntamente com uma leva de descontentes com a Revolução de 1848.

Colono e lavrador no Vale do Itajaí (atual Blumenau), Fritz Müller foi um grande naturalista e, também, professor de matemática e ciências naturais na educação básica. Em 1864, publicou o livro “Für Darwin”, na Alemanha, cinco anos após o britânico publicar “A origem das espécies”. O livro impressionou tanto Darwin, que ele mesmo pagou a tradução do alemão e a publicação da obra em inglês sob o título “Facts and Arguments for Darwin”. Os dois mantiveram uma intensa correspondência e amizade até a morte de Darwin, em 1882. Fritz Müller é o terceiro cientista mais citado em “A origem das espécies” e publicou cerca de três centenas de artigos científicos, grande parte deles em periódicos internacionais, como a Nature.

Mário Steindel, professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), afirma que a mostra é uma ótima oportunidade para conhecer esse grande naturalista teuto-brasileiro. “Ele fez contribuições importantes para comprovar a teoria de Darwin”, comenta Steindel, que também é coordenador científico do Grupo Desterro Fritz Müller – Charles Darwin 200 anos.

Steindel lembra que Fritz Müller imigrou da Alemanha para Santa Catarina (Blumenau) em 1852, aos 30 anos de idade e viveu entre Blumenau e Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), até sua morte em 1897, sem jamais ter retornado à Alemanha. “Em Desterro foi professor de Matemática e Ciências do ensino secundário no Liceu Provincial. Sua paixão sempre foi a História Natural a qual permaneceu fiel por toda a vida. Seu legado é imenso, iniciando-se pelo embasamento empírico da Teoria da Evolução por meio da Seleção Natural de Charles Darwin, fornecendo evidências decisivas em favor dessa Teoria, a partir de seu livro Für Darwin (Para Darwin) redigido em Desterro e publicado em 1864 na Alemanha. Ele foi um dos primeiros apoiadores explícitos da Teoria da Evolução, prestando inúmeras evidências observacionais e experimentais no campo da zoologia e da botânica em favor da nova Teoria”, explica.

O coordenador científico do Grupo Desterro Fritz Müller – Charles Darwin 200 anos cita ainda que Fritz Müller deixou 264 escritos científicos em diferentes línguas (inglês, alemão e português), projetando o nome de Santa Catarina e do Brasil para toda a Europa. “Sua reconhecida grandeza reflete-se na distinção a ele conferida por Charles Darwin que o tratava por ‘Príncipe dos Observadores’”, comenta.

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, também concorda que a exposição é uma maneira de fazer Fritz Müller ser conhecido por ele ter tido uma vida extraordinária e ter tido contribuído pela educação e pela ciência brasileira. “Ele era contra o estado absolutista, contra o poder ditatorial. Em Santa Catarina foi professor, fez pesquisa científica, equipou laboratórios e foi perseguido por parte de comerciantes e políticos locais que eram contra um colégio laico. Ele foi um homem importante para a educação e a ciência no Brasil. Por isso, recordar os 200 anos de seu nascimento é uma maneira de reviver seu legado”.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, afirma que o percurso científico da exposição sobre Fritz Müller no Brasil está totalmente compreendido na história da ciência brasileira dos últimos 200 anos, trazendo acontecimentos entre os mais memoráveis do período. “Por isso, a SBPC, que aproveita a efeméride do Bicentenário da Independência para apresentar a história da ciência brasileira nesse período, tem dado todo o apoio às comemorações dos 200 anos de nascimento de Fritz Müller, com destaque para a sua pesquisa feita em solo nacional”, explica.

Linhares Sales explica ainda que a exposição é uma das ações planejadas pela SBPC em homenagem a Fritz Müller, já que a entidade realizou na terça-feira (29) um lançamento virtual de um E-book sobre o naturalista, além de levar a mostra como parte das atividades da 74ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em julho na Universidade de Brasília (UnB).

Todas essas atividades foram financiadas com emendas parlamentares do orçamento da União propostas pelo senador Esperidião Amin (PP/SC), pela deputada federal Angela Amin (PP/SC) e pelo deputado federal Rodrigo Coelho (PODE/SC). A exposição tem projeto expográfico e execução da Entrequadra Novas Mídias e projeto artístico de Luiz Bernardes.

 Serviço:

Exposição “Fritz Müller 200 Anos”

Local: Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima – Corredor do Anexo I do Congresso Nacional

Data: de 4 de abril a 2 de maio de 2022

Jornal da Ciência