SBPC manifesta preocupação com a ausência de uma definição para a Direção do CBPF

“O CBPF, assim como todas as unidades de pesquisas (UP) do MCTI, são componentes essenciais do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Consideramos que a nomeação de dirigentes para as Unidades de Pesquisas do MCTI necessita ser uma prioridade na agenda do Ministério”, defende a SBPC em nota

Leia a íntegra:

 

CBPF sem nomeação de diretor desde agosto de 2022

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifesta preocupação com a ausência de uma definição para a Direção do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

O CBPF perdeu seu diretor, Ronald Shellard (1948 – 2021), no correr de seu segundo mandato, em dezembro de 2021. Márcio Portes de Albuquerque assumiu imediatamente a Direção interina da instituição. O Comitê de Busca do CBPF (Portaria nº 5.921, DOU de 24/05/2022) foi presidido por Antônio José Roque e composto pelos seguintes membros: Belita Koiller, Gustavo Alberto Burdman, José Renan Medeiros e Paulo Artaxo. Este Comitê reuniu-se com os candidatos a diretor do CBPF, no dia 10 de agosto de 2022. Após a apresentação pública dos candidatos e entrevistas individuais, foi elaborada uma ata contendo uma lista tríplice, imediatamente entregue ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Desde então, a comunidade do CBPF aguarda a nomeação do novo diretor. Percebemos que o atual diretor vem conduzindo a instituição de forma dedicada e competente. No entanto, existem decisões importantes que entendemos que são intrínsecas à conclusão do processo. A interlocução da atual Direção com dirigentes do MCTI sobre este assunto ainda não deu resultado.

O CBPF, assim como todas as unidades de pesquisas (UP) do MCTI, são componentes essenciais do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Consideramos que a nomeação de dirigentes para as Unidades de Pesquisas do MCTI necessita ser uma prioridade na agenda do Ministério. Neste momento crítico da Ciência brasileira, as UPs do MCTI precisam de lideranças fortes para retomar o caminho do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia de nosso País.

 

Diretoria da SBPC

 

Jornal da Ciência