SBPC parabeniza Regina Pekelmann Markus por prêmio “Rise and Raise Others” da ONU

A farmacologista, professora emérita do Instituto de Ciências Biológicas da USP e ex-diretora da SBPC venceu na categoria “Saúde e Bem-Estar”

WhatsApp Image 2022-11-03 at 11.48.20A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) parabeniza sua ex-diretora, a farmacologista e professora emérita do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo, Regina Pekelmann Markus, pela merecida premiação “Rise and Raise Others”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O prêmio homenageia mulheres proeminentes em diversas áreas por suas atuações pelo empoderamento feminino – as que crescem em seus setores e levam outras junto a posições de destaque.

Markus venceu na categoria “Saúde e Bem-Estar” por seus estudos em transplante de medula óssea e doenças degenerativas e inflamatórias. Ela atua na área de cronofarmacologia, liderando grupos de mulheres nos estudos sobre câncer, depressão e Alzheimer. Atualmente, desenvolve novas plataformas moleculares de ligantes seletivos e mistos de receptores de melatonina com enfoque nessas áreas.

Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pesquisadora sênior do CNPq, Regina Markus fez parte da Diretoria da SBPC por cinco gestões, entre 1999 e 2015. Atualmente é presidente da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Embrapii e desde 2007 atua como vice-presidente da Associação Amigos do Instituto Weizmann no Brasil. É parecerista de várias revistas internacionais e pertence ao Corpo Editorial do Journal Pineal Research, Frontiers in Cellular Endocrinololy e Brain Behavior and Immunity. Também faz parte do Comité da International Union for Pharmacology (IUPHAR) para receptores de melatonina.

“Assim como em sua brilhante trajetória acadêmica, Regina Markus teve um papel proeminente na SBPC como secretária-geral, tesoureira e conselheira”, destaca Fernanda Sobral, vice-presidente da entidade.

Mulheres empoderadas

O Prêmio foi criado para reconhecer e homenagear mulheres de todo o mundo pelos seus projetos e esforços e para incentivar novas iniciativas que promovam o empoderamento feminino nas mais diversas áreas, com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

Realizada anualmente, a premiação de 2022 contou cobriu oito categorias: “Erradicação da Pobreza”, “Saúde e Bem-Estar”, “Educação de Qualidade”, “Igualdade de Gênero”, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, “Redução das Desigualdades”, “Ação Contra as Mudanças Climáticas Globais” e “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. Cada categoria teve quatro indicadas de diversas partes do mundo: Alemanha, Bahrein, Brasil, EUA, Hong Kong, Índia, Indonésia, Islândia, Mianmar, Nepal, Nigéria, Polônia e Reino Unido.

A escolha das indicadas se deu por um júri especializado, composto por mulheres com carreira consolidada globalmente (50%) e também por voto popular (50%). A votação desta edição se encerrou no dia 25 de outubro e as vencedoras foram anunciadas no dia 26.

Ao lado de Regina Markus, outras três brasileiras também foram premiadas: Carmela Borst, fundadora da edtech SoulCode Academy, que combate o desemprego por meio da educação em tecnologia, venceu na categoria “Educação de Qualidade”; Marienne Coutinho, responsável pelo programa Know (KPMG’s Network of Women), uma rede de executivas C-Level, foi laureada por promover “Igualdade de Gênero”; e Carolina Videira, neurocientista e fisioterapeuta, venceu na categoria “Redução de Desigualdades” pela fundação da ONG Turma do Jiló, uma iniciativa que promove a inclusão de crianças portadoras de deficiências.

Jornal da Ciência