SBPC planeja atividades para celebrar seus 70 anos em 2018

Fundada em 8 de julho de 1948, a história da SBPC está profundamente ligada com o processo de evolução social, político e econômico brasileiro e, especialmente, com a institucionalização da ciência e o desenvolvimento cientifico e tecnológico do País
Histórica 29ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho de 1977, em São Paulo – SP. (Foto: Acervo SBPC)
Histórica 29ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho de 1977, em São Paulo – SP. (Foto: Acervo SBPC)

A Comissão dos 70 Anos da SBPC se reuniu no início desse mês para definir as atividades a serem realizadas, ao longo de 2018, para comemorar as sete décadas de atuação da entidade na construção e avanço da ciência, da educação e da democracia no Brasil. No encontro, foram discutidos os detalhes para a realização de uma exposição itinerante com a história da SBPC e sua atuação na política de ciência e tecnologia, na educação, nos direitos humanos, na divulgação científica e na democratização do País.

O encontro contou com a participação do pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Fidelis da Ponte, Ana Maria Fernandes, autora do livro “A construção da Ciência no Brasil e a SBPC”, Walkiria Chassot, historiadora que coordenou a primeira etapa do Projeto Memória da SBPC e que fará a coordenação executiva da Comissão, Lisbeth Cordani, coordenadora da Comissão da Memória SBPC, Áurea Gil  (historiadora responsável pelo Centro de Memória da SBPC), a presidente de honra da SBPC, Helena Nader, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e Daniela Klebis  (do setor de comunicação da SBPC). Também fazem parte da Comissão dos 70 Anos da SBPC Maria Amélia Mascarenhas Dantes (USP) e Olival Freire Jr. (UFBA).

Além da Comissão Organizadora, foi constituída uma Comissão de Honra dos 70 Anos da SBPC, formada pelos Presidentes de Honra da SBPC, todos eles cientistas notáveis e com participação direta na história da SBPC e da ciência brasileira. São eles Helena Nader, Marco Antonio Raupp, Ennio Candotti, José Goldemberg, Otávio Velho, Warwick Kerr, Francisco Salzano, Sérgio Mascarenhas e Sérgio Rezende.

Um dos objetivos das atividades de celebração dos 70 anos da SBPC é reforçar a importante atuação política da entidade, especialmente nos momentos mais críticos do País, e debater também a inserção e a atuação da comunidade científica, neste momento particularmente difícil, em prol do desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do Brasil.

Ponte e Chassot foram indicados como curadores da exposição dos 70 anos da entidade. Eles serão responsáveis pela elaboração do projeto de exposição itinerante a ser exibida primeiramente no Congresso Nacional, em junho, e, posteriormente, na Reunião Anual da SBPC em Maceió, que será realizada em julho de 2018. Dali, o projeto será adaptado para exibição em outros espaços pelo País.

“O ponto central deve ser a conjuntura atual, para além da história. Isso deve nortear a curadoria, contar a história da SBPC, dando ênfase ao que interessa hoje”, ressaltou Ponte. O pesquisador foi um dos curadores da mostra “Oswaldo Cruz: ciência e saúde no projeto nacional”, que ocupou de 7 a 17 de agosto o corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

“O objetivo fundamental das comemorações será resgatar o lado histórico da SBPC, sua importância para a organização da comunidade cientifica, o avanço científico e o fortalecimento da democracia brasileira, e dar ênfase aos debates e discussões sobre o presente e o futuro de nossa ciência e de nosso país”, complementou o presidente da SBPC.

Fundada em 8 de julho de 1948, a história da SBPC está profundamente ligada com o processo de evolução social, político e econômico brasileiro e, especialmente, com a institucionalização da ciência e o desenvolvimento científico e tecnológico no País. Helena Nader ressaltou a grande receptividade que a SBPC conquistou no Congresso Nacional ao longo dos anos. “Hoje não tem audiência pública que não tenha a SBPC participando”, afirmou.

Além da política, a história da SBPC é marcada pela luta pela consolidação de uma cultura científica no Brasil. A historiadora Ana Maria Fernandes enumerou, no encontro, algumas das grandes contribuições da SBPC para a Ciência e Tecnologia brasileiras, como, por exemplo, na criação da comunidade científica e tecnológica, na divulgação e educação científica, e, em especial, seu papel no período da ditadura militar e no processo de redemocratização do País.

Diversas atividades serão realizadas por todo o ano que marcará o septuagenário da SBPC. O lançamento de um livro, a produção de vídeos e de um documentário também estão na programação de celebrações das sete décadas desta que é a Sociedade mais representativa da comunidade científica brasileira, que conta com mais de 5 mil sócios ativos e mais de 130 sociedades associadas, de várias áreas do conhecimento.

Outra proposta definida no encontro é que todas as secretarias regionais da SBPC deverão desenvolver, paralelamente, atividades em seus estados que resgatem a história e os impactos locais da atuação da SBPC.

Também foi discutido um projeto que contará com a colaboração ampla de todas as pessoas que já participaram de reuniões anuais da SBPC. A Comissão organizadora pretende reunir depoimentos, como vídeos curtos, sobre a memória de participação das pessoas mais diversas em uma das 69 Reuniões Anuais, que foram realizadas initerruptamente desde 1948. “A primeira SBPC a gente nunca esquece! Todo mundo tem uma história para contar sobre alguma das SBPCs que participou”, comentou Moreira. Você também está convidado para colaborar com este projeto!

Jornal da Ciência