SBPC promove “Dia em Defesa da Pós-graduação”

Com objetivo de debater a qualidade e o futuro dos programas, evento online no dia 29 de novembro contará com painéis e mesas-redondas. Transmissão será pelo canal da entidade no YouTube. Participe!

WhatsApp Image 2021-11-19 at 09.23.40A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 29 de novembro o “Dia em Defesa da Pós-graduação”, com painéis e mesas-redondas que serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

Segundo o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, a motivação para esse dia é defender e exaltar a qualidade da pós-graduação brasileira, reconhecida internacionalmente, além de mostrar sua importância como inclusão social. “A pós-graduação brasileira está ameaçada devido aos cortes de verbas que vem sofrendo e da suspensão da avaliação de programas e concessão de bolsas feita pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]. Tudo isso pode constituir um desmanche da estrutura de uma agência à qual o Brasil deve tanto, no tocante à pesquisa e à formação de recursos humanos altamente qualificados, além de prejudicar o futuro profissional de muitos”, afirma.

Veja a programação preliminar abaixo:

9h: TUITAÇO

#EmDefesadaPósGraduação #SOSCAPES

9h30m: ABERTURA

Participantes: Renato Janine Ribeiro (USP/presidente da SBPC), Cláudia Queda de Toledo (presidenta da CAPES) e ex-presidentes da Capes (Jorge Almeida Guimarães, Carlos Nobre, Carlos Jamil Cury), Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Marcus Vinicius David, da Associação Nacional de Pós Graduação (ANPG), Flavia Calé e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós Graduação (FOPROP), Carlos Henrique de Carvalho.

 

10h30: Painel “A PÓS-GRADUAÇÃO EM PERIGO? A AVALIAÇÃO QUADRIENAL E SUAS PERSPECTIVAS”

Coordenador: Paulo Artaxo (USP/Vice-presidente da SBPC)

Participantes: Avelino Zorzo (PUC-RS, Coordenador de Programas Profissionais da área de Computação da CAPES/MEC), Adelaide Faljoni (UFABC, Coordenadora da área interdisciplinar CAPES/MEC), Jorge Audy (PUC-RS, Coordenador da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação), Eleonora Cavalcante Albano (UNICAMP), Carlos Frederico Menck (USP/Conselheiro da SBPC)

 

13h30: Mesa-redonda “DIVERSIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO”

Coordenadora: Miriam Grossi (UFSC / Diretoria SBPC)

Palestrantes: Cleber Santos Vieira (Associação de Pesquisadores Negros), Luciana Tatagiba (Unicamp, Rede Brasileira de Mulheres Cientistas), Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ, Associação Brasileira de Estudos de Homocultura)

 

15h: Painel “A PÓS-GRADUAÇÃO EM PERIGO? SEU FINANCIAMENTO”

Coordenadora: Fernanda Sobral (UnB/Vice-Presidente da SBPC)

Participantes: Deputados da Comissão de Educação (Alice Portugal-PCdoB, Rogério Correia-PT, Lídice da Mata-PSB, e Ivan Valente-PSOL), Emmanuel Tourinho (Reitor da UFPA) e Sandra Goulart (Reitora da UFMG)

 

17h: Painel “O CTC FALA”

Coordenadora: Debora Foguel (Conselheira da SBPC e Coordenadora de área)

Participantes: Paulo Jorge Parreira Santos (UFPE), José Roberto Mineo (UFU), Edson Fernando D’Almonte (UFBA), Adriano Lisboa Monteiro (UFRGS) e Robert Verhine (UFBA).

 

Jornal da Ciência