SBPC realiza amanhã painel para avaliar o futuro do cenário político ambiental nacional pós-COP26

Evento, que reunirá especialistas e parlamentares, será realizado nesta sexta-feira (3) às 10h, com transmissão pelo YouTube

WhatsApp Image 2021-11-29 at 14.01.06A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta sexta-feira (3) de dezembro, o painel “Que caminhos trilhar no cenário político ambiental nacional pós COP-26?”. O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 10h.

Realizada há um mês, em Glasgow, Escócia, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) contou com a participação de cerca de 200 países. O objetivo foi discutir como chegar à neutralização de Gases de Efeito Estufa para limitar o aquecimento global em 1,5°C, indicado como o mais seguro para a vida no planeta pelos cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Mediado pela coordenadora do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da entidade, Luciana Barbosa, o evento contará com a participação de Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, membro do IPCC e professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Ane Auxiliadora Costa Alencar, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), e Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e Alessandro Molon (PSB-RJ), deputados federais.

“Vamos falar sobre o cenário nacional no Brasil que desde 2018 tem registrado uma redução dos dispositivos de controle e fiscalização de crimes ambientais, aumentando, com isso, o desmatamento em áreas como Amazônia, Cerrado, Caatinga, bem como incêndios como o que atingiu no Pantanal”, resume Luciana Barbosa.

Segundo ela, o painel objetiva discutir o que o Brasil deve fazer para atingir as metas e cumprir os acordos internacionais assumidos na COP26. “Esperamos que a reunião com esses parlamentares e especialistas possam nos dar uma indicação de possíveis caminhos para conservação ambiental em um cenário crescente de mudanças climáticas, de forma a propor possíveis soluções de redirecionar as políticas ambientais no Brasil para minimizar esses impactos”, afirmou Barbosa.

Segundo Fábio Takeshi, membro GT Meio Ambiente, existem diversos projetos tramitando no Congresso Nacional que, se aprovados da forma como estão, podem trazer prejuízos irreversíveis para a governança ambiental nacional, como a fragilização do licenciamento ambiental, regularização fundiária e áreas protegidas, e por isso, o assunto merece atenção.

 

Serviço:

Painel “Que caminhos trilhar no cenário político ambiental nacional pós COP-26?”

Dia: 3 de dezembro de 2021

Hora: 10h

Mediadora: Luciana Gomes Barbosa (Coordenadora do GT Meio Ambiente SBPC)

Participantes:

Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP);

Ane Auxiliadora Costa Alencar, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM);

Dep. Federal Rodrigo Agostinho;

Dep. Federal Alessandro Molon.

Transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.

Jornal da Ciência