SBPC-RJ se manifesta contra política de enfrentamento bélico no Rio de Janeiro

Em carta enviada nesta quinta-feira, 3, ao governador Wilson José Witzel, a Secretaria Regional da SBPC no Rio de Janeiro sugere que o Governo do Estado busque colaboração com pesquisadores, especialistas, entidades científicas e movimentos sociais para a formulação  de políticas de segurança pública “que sejam mais eficientes e respeitadoras da cidadania, e que substituam a política da morte pela garantia do direito à vida e à segurança individual e coletiva”

A Secretaria Regional da SBPC no Rio de Janeiro (SBPC-RJ) encaminhou nesta quinta-feira, 3 de outubro, uma carta ao governador Wilson José Witzel sobre a violência policial no Estado. No documento, a entidade manifesta sua posição contrária à atual política de enfrentamento bélico que vem sendo implementada e estimulada pelo Governo do Estado junto às populações pobres, ações que destoam  das normas legais e valores humanitários.

“Embora as estatísticas sinalizem uma queda no total de homicídios dolosos, aqueles causados pela intervenção policial aumentaram. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), as mortes decorrentes de confrontos policiais, entre janeiro a junho de 2019, representam um recorde da série histórica”, ressalta o documento.

A SBPC-RJ sugere ao governador que busque alternativas em colaboração com pesquisadores, especialistas, entidades científicas e movimentos sociais para a formulação  de políticas de segurança pública “que sejam mais eficientes e respeitadoras da cidadania, e que substituam a política da morte pela garantia do direito à vida e à segurança individual e coletiva”.

Leia o documento na íntegra aqui.

Jornal da Ciência