SBPC-SC e entidades educacionais lançam carta em defesa do papel da ciência nas escolas catarinenses

“Uma formação cientificamente embasada preparará cidadãos e cidadãs para viverem em um mundo cada vez mais global, tecnológico e complexo, além de contribuir para torná-lo mais justo, solidário e sustentável. Para isso, necessitamos de uma estratégia política e pedagógica que dê suporte à formação de professoras e professores, estimulando a pesquisa nas escolas, em constante interação com a comunidade científica”, sugerem as entidades

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Santa Catarina (SBPC-SC), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) e o Fórum Estadual Popular de Educação de SC (FEPE-SC), juntamente com as demais entidades presentes no segundo encontro “Escola É Lugar de Ciência”, aprovaram, na última terça-feira (03/03), a Carta oficial do evento.

A reunião marcou também a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência na Escola.

O documento propõe diretrizes para ações no sentido de promover um o resgate do papel da Ciência nas escolas catarinenses. “Uma formação cientificamente embasada preparará cidadãos e cidadãs para viverem em um mundo cada vez mais global, tecnológico e complexo, além de contribuir para torná-lo mais justo, solidário e sustentável. Para isso, necessitamos de uma estratégia política e pedagógica que dê suporte à formação de professoras e professores, estimulando a pesquisa nas escolas, em constante interação com a comunidade científica”, sugerem na carta.

O documento na íntegra pode ser acessado neste link.

Buscando fortalecer o movimento de resgate do papel da Ciência nas escolas catarinenses, convidamos as entidades do setor, que ainda não são signatárias, para que assinem a nossa Carta, até às 18h do dia 6 de março (sexta-feira). Representantes de entidades interessadas devem enviar e-mail para sbpc.sc@sbpcnet.org.br, informando o nome e a sigla de sua entidade e a posição que nela ocupa.

André Ramos, secretário regional da SBPC-SC, para o Jornal da Ciência