Secretaria Regional da SBPC em RS realiza a primeira reunião da nova gestão

O encontro, conduzido pela secretária regional, Angela Wyse, foi realizado nessa quinta-feira

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Rio Grande do Sul (SBPC-RS) realizou nessa quinta-feira (15) o primeiro encontro com sócios da nova gestão no biênio (2019-2021). Conduzida pela recém-empossada secretária regional, Angela Wyse, o encontro serviu para discutir o novo plano de trabalho da gestão, entre outros assuntos.

Professora do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Wyse disse que está muito empenhada em angariar novos sócios e recuperar os inativos. “Estamos em um momento difícil no País, mas não podemos nos entregar. Temos de unir forças para buscar coisas em comum. E a SBPC tem um papel muito importante nesse cenário. Tanto que estamos pensando em organizar um evento com os jovens cientistas, com o objetivo de mostrar a importância da entidade para a ciência brasileira”, ressalta.

Segundo a secretária regional, além do Plano para o biênio, foram discutidos o planejamento de ações em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e debates em torno do Future-se; agendamento de reunião com Parlamentares em busca de Emendas para ações da SBPC, em âmbito nacional ou local; e o planejamento de ações para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“Na reunião já ficaram agendadas mais dois eventos. Vamos realizar em 14 de outubro um seminário intitulado ‘A importância da Ciência e Tecnologia para o RS’, com a presença de parlamentares do RS. E no dia 30, também de outubro, uma reunião com o Conselho para discutir o andamento dos trabalhos”, explica.

Ontem também foi realizada a eleição do Conselho Consultivo da SBPC-RS que será composto pelos professores: Carlos Alexandre Netto, Ruben Oliven, José Vicente Tavares, Marcelo Lammers, Rita Maria Silva Carnevale, Marilene Marczek, Maria Beatriz Luce, Sergio Bampi e Luiz Carlos Federizzi.

Eventos

Wyse ressalta que embora a primeira reunião oficial tenha sido ontem, a equipe já tem se mobilizado e participado de eventos de interesse. “No dia 30 de julho participei da mesa-redonda ‘O futuro das Universidades’, juntamente com o reitor da UFRGS, Rui Oppermann, o conselheiro da SBPC, Carlos Alexandre Netto, diretor do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA), José Vicente Tavares, e a professora Denise Leite. Ainda participamos do Painel ‘O Futuro das Universidades e Institutos Federais no Brasil’, organizado pela ADUFRGS, na UFCSP”, diz.

Vivian Costa – Jornal da Ciência