Selecionados pelo júri da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19” participam de sessão especial nesta sexta-feira

Um júri formado pela SBPC selecionou um vídeo de 1 minuto, um curta e um média metragem entre os 58 inscritos. Também será concedida uma menção honrosa a uma produção, pela criatividade e originalidade. A sessão ao vivo será transmitida amanhã, a partir das 16h

whatsapp-image-2020-12-02-at-16-11-43A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta sexta-feira, 4 de dezembro, às 16h, uma sessão especial com as equipes dos vídeos selecionados pelo júri da mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”.

Um júri selecionado pela SBPC elegeu três vídeos – um curta, um média metragem e um vídeo de até um minuto – e dedicou uma menção honrosa a um média metragem. Para a seleção dos quatro vídeos entre os 58 inscritos, os jurados se pautaram em critérios como relevância científica, ineditismo, grau de utilidade pública, clareza do roteiro, criatividade e empatia com a audiência.

Além do voto do júri, o público escolheu seus 9 vídeos favoritos por meio de curtidas na playlist da Mostra no YouTube (@SBPCnet) ao longo do mês de novembro. Os vencedores foram anunciados na última semana e as 11 produções campeãs foram também disponibilizadas  no canal da SBPC no YouTube.

As quatro equipes dos vídeos selecionados pela votação do júri participarão nesta sexta-feira da sessão de apresentação e bate-papo. Duas equipes foram escolhidas tanto pelo público quando pelo júri, e participam nesta sessão.

Para os mais votados pelo público, a SBPC realiza uma sessão especial nesta quinta-feira, 3 de dezembro, a partir das 16h.

Promovida pela SBPC com o objetivo de estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil, a mostra recebeu 58 vídeos – 10 vídeos de até um minuto, 39 curta metragens e 9 média metragens. Instituições de 14 estados da Federação, de todas as regiões do País, enviaram trabalhos que colaboraram com a disseminação de informações de qualidade sobre a covid-19 e seus impactos na sociedade. A playlist completa das produções recebidas estão disponíveis no canal da SBPC no YouTube (acesse aqui).

Confira abaixo os vídeos selecionados pelo júri, que serão apresentados nesta sexta-feira, na sessão especial, dentro da programação da SBPC Jovem:

DROP (até 1 minuto)

Pessoas com deficiência e a prevenção de covid-19

A prevenção ao novo coronavírus é algo que deve ser seguido por todos. Porém, pessoas com deficiência devem estar atentas a cuidados específicos.

Realização: Rádio Universitária Paulo Freire

Ficha Técnica:

Anthony Gabriel Sales Santana

Wilson Teixeira da Silva Araújo

Karoline Maria da Silva Alice Gouveia

Paulo Sano

Yvana Fechine

Realização: Rádio Universitária Paulo Freire / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0s5CvClg5DQ&list=PLVigrCJ_g6LfZNi2dyzQAv3_ZReXMZ1RN&index=8

 

CURTA

E por falar em vírus

O vídeo de animação que explica o que são vírus, seus mecanismos de invasão e proliferação nas células, finalizando com alguns conselhos para evitar o contágio com o novo coronavírus.

Texto e Roteiro – Marcus Vale Animação – Pedro Magalhães

Realização: Núcleo de Produção Áudio Visual da Seara da Ciência – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TvmYf9GqSZg&list=PLVigrCJ_g6LfZNi2dyzQAv3_ZReXMZ1RN&index=28

 

MÉDIA METRAGEM

Para além da sala de aula

Também está entre os mais votados pelo público na categoria. Será apresentado na sessão de sexta-feira, 4 de dezembro.

O fechamento de escolas e universidades durante a pandemia de Covid-19 aprofundou desigualdades históricas do ensino brasileiro e reacendeu o debate sobre educação a, um es distância. Para entender melhor a diferença entre um curso a distância tradicional e o ensino remoto praticado emergencialmente, entrevistamos um coordenador de cursos de EaD, um especialista em políticas públicas de educação e duas professoras.

Ficha técnica:

Produção e direção: Renata Druck

Edição: Bruno Horowicz Rezende

Pesquisa: Rafael Ghertman

Legendagem: Pedro Vainer

Realização: Revista Pesquisa Fapesp

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ixIMTDqqSmw&list=PLVigrCJ_g6LfZNi2dyzQAv3_ZReXMZ1RN&index=58

 

MENÇÃO HONROSA

Isolada

Entre os mais curtidos pelo público, recebeu também menção honrosa do júri pela criatividade e impacto, e será apresentado na sessão de sexta-feira, 4 de dezembro.

Isolada em Goiânia depois da evacuação da cidade, Amanda reporta as notícias sobre a nova mutação do vírus da Covid-19 através de suas redes sociais. Ela mantém contato apenas com sua namorada Carol, até que Douglas entra em sua vida. Coisas estranhas começam a acontecer e Amanda questiona se está realmente tão sozinha quanto pensa. Roteiro: Ana Domitila Rosa

Direção: Ana Domitila Rosa

Direção de Fotografia: Nilma Ayumi

Direção de Arte: Ana Domitila Rosa

Som direto: Iara Daniel

Edição e montagem: Ana Domitila Rosa

Pós-Produção: Nayara Terumi Elenco: Ana Domitila Rosa, Bárbara Felipe e Gustavo Castro.

Instituição: Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=G-PkavnDoJQ&list=PLVigrCJ_g6LfZNi2dyzQAv3_ZReXMZ1RN&index=57

 

PARTICIPE DA SESSÃO COM OS VENCEDORES SELECIONADOS PELO JÚRI DA MOSTRA “AS CIÊNCIAS E A PANDEMIA DE COVID-19” NESTA SEX-FEIRA, A PARTIR DAS 16H, NO CANAL DA SBPC NO YOUTUBE!

Jornal da Ciência