“Sem dinheiro, não dá para continuar as pesquisas”

A declaração é da bióloga e pesquisadora da Embrapa-DF, Betânia Quirino, em seu depoimento para a Campanha "Ciência, pra que Ciência?". A SBPC convida todos os pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência a participar da campanha e compartilhar suas histórias sobre a importância da ciência para suas vidas e para o Brasil

A falta de dinheiro vai prejudicar as pesquisas brasileiras, afirmam os participantes da campanha “Ciência, pra que Ciência?”, lançada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A campanha já recebeu mais de 50 vídeos, que vêm sendo divulgados nas redes sociais da SBPC e estão disponíveis no canal do YouTube da entidade. O objetivo é chamar a atenção para o impacto que as pesquisas têm no desenvolvimento econômico e social do Brasil e como os cortes severos impostos pelo governo às duas principais agências de fomento do País – Capes e CNPq – impedem o desenvolvimento de estudos importantes para o Brasil, comprometem o futuro da ciência e dos cientistas e trazem prejuízos para toda a população.

A bióloga e pesquisadora da Embrapa-DF, Betânia Quirino, em seu depoimento para a Campanha, explica que trabalha com microrganismos e contribui para o patrimônio genético nacional encontrando enzimas. “Só que sem dinheiro. Não dá para continuar as pesquisas”, lamenta.

Outro pesquisador que está preocupado com a continuação de seu trabalho é César Pedrosa Soares, doutorando na Universidade de São Paulo, que estuda a desigualdade socioeconômica e ambiental. Ele explica que estudos recentes mostram que as desigualdades estão aumentando no Brasil. “E o estudo realizado sobre as desigualdades socioeconômicas e ambientais pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de toda a população, ao propor um novo ordenamento territorial considerando os distintos potenciais dos territórios brasileiros”, diz ele, em seu depoimento.

Já Adrielle Vasconcellos, doutoranda na Unicamp, lamenta que os cortes vão frear a inserção de novos alunos nas pós-graduações. “Muitas pessoas não vão querer entrar na pós-graduação por não conseguirem se manter. E terão de buscar outras alternativas”, diz.

A SBPC convida todos os estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência a participar da campanha #cienciapraqueciencia e compartilhar suas histórias sobre a importância da ciência para suas vidas e para o Brasil. “Vamos inundar o país, as redes sociais, os meios de comunicação com pessoas dizendo por que a ciência é importante, por que ela deve ser apoiada, por que ela não deve ser destruída nesse momento”, conclama o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

Para participar, basta gravar um breve vídeo, com duração de 30 segundos a um minuto, acessar este link, preencher um breve formulário e seguir as instruções para carregá-lo. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Mande seu vídeo e demonstre seu apoio à ciência brasileira!

Vivian Costa – Jornal da Ciência