Seminário da série “Projeto para um Brasil Novo” debaterá segurança pública nesta quarta-feira

Evento virtual será realizado no dia 11 de maio, às 16h, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Participe!

WhatsApp Image 2022-05-05 at 10.36.26 (1)A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 11 de maio, quarta-feira, às 16h, a oitava sessão dos seminários “Projeto para um Brasil Novo”. O tema do debate online é Segurança Pública e será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

A discussão será coordenada por Renato Sergio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Como debatedores, o evento contará com a participação de Arthur Trindade Maranhão Costa, diretor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEVIS/UnB); Flavia Medeiros Santos, professora adjunta do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Jacqueline de Oliveira Muniz, professora adjunta do Departamento de Segurança Pública e do Mestrado de Justiça e Segurança Pública (DSP), Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC) da  Universidade Federal Fluminense (UFF); e José Vicente Tavares dos Santos, professor titular do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Sociologia aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento é parte de 12 seminários temáticos que a SBPC realiza neste primeiro semestre de 2022 para tratar de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País. Entre os assuntos a serem abordados, estão “Mudanças climáticas”, “Questão indígena”, “Diversidade de gênero e raça” e “Cultura”. O primeiro seminário debateu “Ciência, Tecnologia e Inovação”, o segundo, “Educação básica”, o terceiro, “Educação superior”, o quarto, “Pós-graduação”; o quinto tratou do tema “Saúde”, o sexto discutiu questões de “Meio Ambiente”, e o sétimo, “Direitos Humanos”.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC e organizadora da série, o objetivo dos eventos é engajar a comunidade científica a propor políticas públicas para os próximos anos. “A ideia é que esses eventos abordem temas relevantes visando à elaboração de um documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição, durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada neste ano na UnB (Universidade de Brasília)”, explica. “A intenção é não ficarmos apenas na batalha do presente, mas pensarmos um futuro melhor para nosso país“, diz.

Participe:

Série Projeto para um novo Brasil – Seminário “Segurança pública”

Dia: 11 de maio

Horário: 16h

Transmissão: Canal da SBPC no YouTube.

Jornal da Ciência