Seminário Temático da SBPC discute políticas públicas para a Educação Básica nesta sexta (15)

O evento, que será realizado na UFMG, em Belo Horizonte, constitui um dos oito seminários temáticos que a SBPC está organizando na série “Políticas Públicas para o Brasil que queremos”, como parte das comemorações de seus 70 anos. Na quinta-feira, 14, acontecem outros dois seminários: “Direitos Humanos e atos de Estado”, em Brasília; e “Qual o futuro da ciência no Amazonas?”, em Manaus

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta sexta-feira, 15 de junho, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o seminário temático “Educação Básica”. O evento é parte do ciclo de oito seminários temáticos que a SBPC está organizando na série “Políticas Públicas para o Brasil que queremos”, como parte das atividades de comemoração de seus 70 anos.

O evento reunirá representantes de todas os setores da Educação Básica – da educação infantil, ao ensino fundamental e médio -, além de entidades científicas como a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a SBPC.

Segundo o organizador do evento, o professor da UFMG Eduardo Fleury Mortimer, uma das principais questões a serem levantadas no seminário é a reivindicação da derrubada da EC 95, que estipula um teto para gastos públicos para os próximos 20 anos. “A grande questão da Educação Básica é o cumprimento das 20 metas do PNE (Plano Nacional da Educação), que envolvem o atendimento aos estudantes, a valorização do professor e a qualidade do ensino. Com a EC 95 não temos nenhuma possibilidade dessas metas serem cumpridas. Como um Congresso que aprovou por unanimidade uma lei como essa – importante e ousada – aprova, depois, uma Emenda Constitucional que impede que se realizem essas metas?”, questiona.

Mortmer, que é conselheiro da SBPC, ressalta que a Educação Básica continua sendo um ponto muito deficiente do Brasil. “Um país, para ser grande, precisa incluir sua população. Para isso, essa população precisa se qualificar com uma educação de qualidade. Isso, sim, é o que dará condições para o Brasil se desenvolver”, afirma.

O objetivo do ciclo de seminários que a SBPC realiza neste semestre é discutir políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, educação básica, educação superior e pós-graduação, democratização da comunicação, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, Amazônia e saúde pública. A cada encontro será elaborado um documento com diretrizes e propostas gerais para essas políticas. Esses documentos serão encaminhados aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.

Confira a programação do seminário temático “Educação Básica”:

  1. Abertura – 8h30 às 09h00

Reitora da UFMG – Sandra Regina Goulart Almeida

Presidente da SBPC – Ildeu Moreira

Secretária Regional da SPBC em Minas Gerais – Adelina Martha dos Reis

Coordenador do Seminário – Eduardo F. Mortimer

 

  1. Desafios da política educacional para Educação Básica – 09h00 às 10h10

Fernanda Ostermann – UFRGS/ABRAPEC

Andréa Gouvêia – UFPR/ANPED

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares UFG/SBQ

Eduardo F. Mortimer – UFMG/SBPC

Relator: Márcia Serra Ferreira/ SBEnBio

Coordenadora: Adelina Martha dos Reis – UFMG

Debate: 10h10 às 11h00

 

  1. Desafios da Educação Básica – 11h00 às 12h15

Educação Infantil – Lívia Fraga – UFMG

Ensino Fundamental – Dalila Andrade Oliveira – UFMG

Ensino Médio – Paulo Carrano – UFF

Ciências da Natureza e Matemática – Regina Célia Grando -UFSC

Humanidades – Luiz Carlos Villalta – UFMG

Relator: Carla Chamon – CEFET-MG

Coordenador: Carlos Roberto Jamil Cury – PUC-MG

Debate: 12h15 às 13h00

Almoço – 13h00 às 14h30

 

  1. Temas transversais da Educação Básica – 14h30 às 15h15

PNE – Carlos Roberto Jamil Cury – PUC-MG

Financiamento – Marcelino Rezende Pinto – USP-Ribeirão Preto

Inclusão e Diversidade – Rodrigo Ednilson de Jesus – UFMG

Formação de professores – Denise Trombert de Oliveira

Relator – Vera Lúcia Nogueira – UEMG

Coordenador – Luciano Mendes de Faria Filho – UFMG

Debate: 15h30 às 16h15

 

  1. Plenário Final – 16h15 às 17h30

Márcia Serra Ferreira/ SBEnBio

Carla Chamon – CEFET-MG

Vera Lúcia Nogueira – UEMG

Coordenador: Eduardo Fleury Mortimer – UFMG

 

Serviço:

Seminário Temático da SBPC: “Educação Básica”

Data: 15 de junho, sexta-feira, a partir das 8h30

Local: Auditório Luiz Pompeu de Campos, Faculdade de Educação, no campus Pampulha da UFMG

 

Agenda dos seminários

Ainda esta semana serão realizados outros dois seminários deste ciclo, ambos na quinta-feira, 14 de junho: “Direitos Humanos e atos de Estado”, em Brasília; e “Qual o futuro da ciência no Amazonas?”, em Manaus.

Em São Paulo, será realizado o seminário “Desenvolvimento Sustentável” e, o último debate do ciclo será sobre Saúde Pública, no Rio de Janeiro, cuja data será divulgada em breve.

Informações mais precisas sobre horários, locais e programações de cada seminário temático serão divulgadas amplamente pelos meios de comunicação da SBPC e de outras universidades, instituições e entidades científicas.

Jornal da Ciência