Situação da Faperj é tema de reunião promovida pela Secretaria Regional da SBPC no RJ

Na ocasião, foi elaborada uma carta, enviada ao Conselho Superior da Faperj, pedindo a manutenção, nesse momento, das atuais Diretorias Científica e de Tecnologia. Foi aprovada também a redação de outra carta que será enviada ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão

A situação crítica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) foi tema de reunião promovida ontem (16) pela Secretaria Regional da SBPC no Rio de Janeiro, com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Entre as ações definidas, foi elaborada uma carta, já enviada ao Conselho Superior da Faperj, externando a preocupação pelo futuro da entidade.  A reunião, que reuniu cerca de 120 pesquisadores de diversas instituições, dentre elas,  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também aprovou a elaboração de uma carta que será enviada ao governador do Estado do RJ, Luiz Fernando Pezão, cobrando os compromissos do governo estadual com a Faperj. “Ainda vamos redigir a carta, que conterá os pontos discutidos no encontro”, afirma Ana Tereza Vasconcelos, conselheira da SBPC.

O documento, aprovado na reunião e encaminhado pela SBPC e ABC ao Conselho Superior da Faperj, reitera ao Conselho que, para realizar uma busca adequada de “membros de alto nível” para as diretorias da Faperj,  é necessário manter as atuais diretorias de ciência e de tecnologia. “Entendemos que, neste momento, a solução para a realização de sua missão envolve a permanência das atuais Diretorias Científica e de Tecnologia, na condição pro-tempore, até março de 2019, para que o Conselho possa, com tranquilidade, indicar os nomes nas listas tríplices”.

A Faperj está passando por um momento particularmente crítico devido à redução drástica de recursos para a agência, à tentativa do governo estadual de alterar a destinação constitucional de seus recursos, e a decisões recentes em suas diretorias e que ameaçam um desmonte em sua estrutura diretiva de apoio à pesquisa no RJ. A SBPC e outras entidades e instituições de pesquisa do Rio de Janeiro têm atuado com intensidade junto ao governo estadual, à Alerj e ao poder judiciário do Estado no sentido de reverter esta situação.

Na reunião, foi decidida também a criação de uma comissão para discutir e organizar ações de mobilização para chamar a atenção da sociedade para a falta de investimento para a área de ciência, tecnologia e inovação no Estado. A próxima atividade será a realização de uma Marcha pela Ciência no Rio de Janeiro, em 8 de julho – que é o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador e o aniversário dos 70 anos da SBPC. Neste dia, haverá atividades similares em outras cidades brasileiras dentro da Marcha pela Ciência no Brasil.

 

Leia a carta na íntegra:

 

Carta ao Conselho Superior da FAPERJ

Sr. Presidente Jacob Palis Junior

Sr. Vice-Presidente Josafá Carlos Siqueira

Prezados Senhores,

Os membros da comunidade científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) do Estado do Rio de Janeiro vem corroborar  a preocupação externada pelos reitores e diretores das Instituições de Ensino e Pesquisa com o futuro da FAPERJ. Reiteramos que o Conselho Superior criou recentemente um processo com comitê de busca para os cargos de  Diretor Científico e Diretor de Tecnologia,  a fim de indicar membros de alto nível condizente com a missão institucional da FAPERJ. Entendemos que, neste momento, a solução para a realização de sua missão, envolve a permanência das atuais Diretorias Científica e de Tecnologia, na condição pro-tempore, até março de 2019, para que o Conselho possa, com tranquilidade, indicar os nomes nas listas tríplices. Entendemos que este procedimento permitirá a continuidade da gestão administrativa e acadêmica, e o fortalecimento institucional desse importante órgão de fomento.

 

Jornal da Ciência