“Soberania em risco”: cientista denuncia desmonte da Ciência no Brasil

A Ciência brasileira tem sofrido diminuição do investimento público, intensificada a partir do governo de Michel Temer. Sobre este tema, a Sputnik Brasil ouviu Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aponta a situação como “drástica”

No século XXI a ciência tornou-se ponto central para o desenvolvimento das sociedades, tanto para os governos quanto para as empresas. Para tal, investimentos públicos e privados no setor de ciência, tecnologia e inovação são fundamentais no desenvolvimento dos países.

O Brasil, no entanto, tem diminuído o volume de investimentos públicos no setor, seja através das universidades ou das agências de fomento à pesquisa, que atendem tanto o setor público quanto o privado.

Moreira ressalta que a situação tem atingido as principais agências de fomento do país, invertendo um ritmo de crescimento do setor.

“As principais agências de fomento do país, como o CNPq, a Finep, a própria Capes, foram profundamente atingidas. E isso tem uma implicação muito ruim, porque a ciência brasileira vinha crescendo nos últimos 20 anos significativamente e agora nós estamos vivendo um momento muito complicado”.

Segundo afirma o presidente da SBPC o orçamento de 2018 para o custeio para ciência, tecnologia e inovação foi reduzido a um terço do valor total do orçamento de oito anos atrás. Ele conta que, a SBPC, a Academia Brasileira de Ciências, reunindo outras 142 entidades científicas afiliadas à SBPC, têm feito esforços através de várias manifestações contra o governo e pressão no Congresso Nacional. Porém, afirma Ildeu, “a reversão foi muito pequena”.

Leia na íntegra: Sputnik Brasil