Sobral inicia programação do Ano Municipal da Ciência

O evento antecede as comemorações dos 100 anos da comprovação da teoria da Relatividade, em 2019; palestra do presidente da SBPC faz parte das atividades do dia

Começam nesta terça-feira (29/05), as comemorações do “Ano Municipal das Ciências” em Sobral. O evento antecede a programação dos 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade Geral (29 de maio de 2019), formulada pelo físico alemão Albert Einstein. A comprovação aconteceu na cidade de Sobral, através da observação feita por uma equipe de astrônomos liderada por Einstein, do mais famoso eclipse solar da história.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Nágyla Drumond, estará presente a solenidade, que acontece na Praça do Patrocínio, a partir das 19 horas. Presente também ao evento, o secretário Adjunto da Secitece, Francisco Carvalho. Na ocasião, os interessados poderão observar corpos celestes através de telescópios móveis disponíveis na Praça.

Comissão Organizadora

O Governo do Ceará, através da Secitece, integra oficialmente a comissão organizadora das comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral, que acontecerá em maio de 2019. A equipe foi formada por ocasião da sessão especial da 69ª Reunião Nacional da SBPC, realizada em julho de 2017, em Belo Horizonte/MG, sendo composta por cientistas de todo o Brasil, além de representantes da Secitece e da Prefeitura de Sobral. Eles discutem as atividades a serem promovidas no ano do centenário, incluindo eventos locais, nacionais e internacionais que vão comemorar a data e incentivar a melhoria da educação em física e astronomia.

A secretária Nágyla Drumond já esteve também reunida com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, quando foi reafirmada a parceria com a prefeitura no planejamento dessas comemorações.

Sobral e a Teoria da Relatividade

Para comprovar a Teoria da Relatividade, o físico alemão Albert Einstein enviou à Sobral, em 1919, uma equipe de astrônomos para fotografar estrelas distantes, momentaneamente visíveis quando a Lua passou sobre o Sol durante um eclipse total. Outra equipe foi enviada à Ilha do Príncipe, próxima à África, para o mesmo feito.

A Relatividade Geral previu que os raios de luz emitidos por estrelas distantes viajariam por trajetórias curvas ao passar pelas proximidades do Sol. Após análises das imagens, Einstein confirmou que a matéria distorce o tempo-espaço e que pode ser convertida em energia e vice-versa.

Assim, a Teoria da Relatividade estabelece relações entre massa e a energia de um corpo, além de explicar que tempo e espaço são relativos, dependendo do ponto de vista do observador. Outra comprovação é de que a velocidade da luz é uma constante igual para todo o universo.

Após o episódio, Sobral entrou para o cenário mundial, como palco da comprovação da teoria que revolucionou a ciência moderna, derrubando ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.

PROGRAMAÇÃO (29/05) – 19 horas

Solenidade oficial de abertura do Ano Municipal da Ciência em Sobral

– Assinatura do decreto que dispõe sobre a instituição do “Ano Municipal das Ciências” em Sobral

– Palestra com o Professor Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

– Apresentação do espetáculo “A Natureza da Luz”, do Grupo Teatro Seara (Seara da Ciência UFC)

– Abertura oficial da exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”

– Reabertura do Planetário de Sobral

Secitece