Toffoli diz que autoritarismo e ataques à democracia são ‘nefastos’

Declaração foi dada nesta segunda-feira em uma reunião com representantes da sociedade civil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse nesta segunda-feira que é “nefasto” o autoritarismo e os ataques à democracia. A frase foi dita durante uma videoconferência com representantes de seis entidades da sociedade civil. O grupo apresentou ao ministro um texto chamado “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, em defesa da união dos setores da sociedade e do fortalecimento das instituições no combate à pandemia do coronavírus.

— O Supremo Tribunal Federal tem sido a todo momento chamado para ser o guarda desses objetivos e desses princípios (constitucionais). Não é possível admitir qualquer outra solução que não seja dentro da institucionalidade, do Estado Democrático de Direito e desses objetivos que estão no artigo 3o da nossa Constituição. O documento (das entidades) é uma síntese desses objetivos da República Federativa do Brasil expresso por seis entidades que têm no DNA o conhecimento do quão nefasto é o autoritarismo, do quão nefasto são os fundamentalismos, do quão nefasto é o ataque às instituições e à democracia – disse Toffoli.

O encontro foi fechado. Não foi informado se os participantes trataram diretamente dos atos de ontem, quando manifestantes foram às ruas para defender o fechamento do Congresso Nacional e do STF, além de intervenção militar. Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro participou da manifestação e discursou na frente do Quartel-General do Exército.

Participaram do encontro representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Veja o texto na íntegra: O Globo