UFMG divulga programação da SBPC Jovem

A programação da SBPC Jovem contará com mais de 30 atividades, entre oficinas, estandes e exposições. Elas serão realizadas todos os dias da Reunião Anual da SBPC, que acontece em Belo Horizonte, de 16 a 22 de julho

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), anfitriã da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), divulga a programação da SBPC Jovem, evento dirigido especialmente a crianças e jovens. O evento, que marcará os 90 anos da UFMG, será realizado de 16 a 22 de julho no campus da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). O tema desta edição será “Inovação – Diversidade – Transformações”.

A SBPC Jovem é uma atividade realizada paralelamente à programação científica da Reunião Anual desde 1993. Seu objetivo é promover o contato de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento científico, com pesquisadores e com experimentos, buscando, assim, despertar o interesse dos jovens pela Ciência.

Segundo Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de extensão da UFMG e coordenadora da SBPC Jovem, esta edição tentou diversificar as atividades, além de contemplar diferentes instituições e estados. “Recebemos 82 propostas de atividades, incluindo daquelas instituições que sempre participam da RA da SBPC. Mesmo assim, todas passaram pelo crivo da comissão composta por seis professoras”, explica. Ela afirma ainda que o critério de escolha levou em conta a qualidade, a criatividade, a infraestrutura, a diversidade e, principalmente, a disponibilidade de participar do Dia da Família na Ciência, que acontece no último dia do evento, sempre aos sábados.

Oliveira afirma também que a comissão esperava mais propostas de instituições próximas a Belo Horizonte (MG), mas que se surpreendeu com a participação de instituições do Brasil todo. “Queremos um espaço de inclusão e, por isso, temos representantes de todas as regiões, como por exemplo, da Universidade Federal de Goiás, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), entre outras”.

A SBPC Jovem deste ano ficará em um espaço de dois mil metros quadrados e contará com 50 monitores.

Programação

A programação da SBPC Jovem contará com 32 atividades, de oficinas e estandes a exposições. Gratuitas e abertas a todo o público, elas serão realizadas durante todos os dias da Reunião Anual. Um dos destaques é a chamada “A robótica a serviço da aprendizagem”. Entre essas atividades, está prevista a presença de quatro centros de ciências itinerantes: o Museu Itinerante Ponto UFMG, a Caravana da Ciência, o Programa Ciência em Movimento e o Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos.

Outro destaque da SBPC Jovem é o estande com estudantes da UFMG Jovem, que este ano completa 18 anos. Essa feira de ciências surgiu durante a 49ª edição da Reunião Anual da SBPC na UFMG em 1997. “Gostamos tanto da ideia da SBPC Jovem que resolvemos fazer a nossa própria feira. Normalmente, ela é realizada em setembro, mas, por causa dos 90 anos da Universidade e da comemoração da sua maioridade, resolvemos trazê-la para a RA”, explica, adiantando que a premiação da UFMG Jovem acontecerá durante o Dia da Família na Ciência.  A pró-reitora da UFMG explica ainda que a feira este ano terá como tema “Transformações e maioridade”, cuja escolha foi inspirada nos 18 anos da atividade e na temática da RA da SBPC.

Veja aqui toda a programação.

Minicursos da 69ª RA

As matrículas para os 53 minicursos da 69ª Reunião Anual da SBPC já estão abertas e vão até o dia 03 de julho. Apenas quem já estiver inscrito na Reunião Anual poderá fazer matrícula nos minicursos, mediante o pagamento da taxa de R$ 10,00.

Mas quem quiser participar de um minicurso deve ficar atento, pois as vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de matrícula. As normas de inscrição estão disponíveis no site do evento.

A edição deste ano terá temas como “Inovação na aula de matemática”, “Astronomia na escola”, “Novas metodologias de ensino de física para os níveis médio e superior”, “Aplicações da energia nuclear na saúde”, “Cristalografia e inovação”, “Ensinando física conceitual”, “A ciência por detrás dos vulcões”, “Geologia do petróleo”, “A ciência por trás do CSI”, “Saúde e meio ambiente nas escolas”, “Cronobiologia”, entre outros. Veja aqui a lista completa dos minicursos oferecidos.

Cada minicurso tem carga horária de oito horas. Para obter o certificado de frequência é preciso ter no mínimo de 75% de presença. Todos eles ocorrerão simultaneamente, por isso, é possível fazer a matrícula em somente um minicurso.

Vivian Costa – Jornal da Ciência