UFMS sedia maior evento científico da América Latina

Campus da universidade deve receber 15 mil pessoas durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 21 a 27 de julho. As inscrições online encerram nesta sexta-feira

O campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande recebe cerca de 15 mil pessoas na próxima semana. A universidade sedia a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o maior evento científico da América Latina.

O evento, que será de 21 a 27 de julho, é aberto ao público e ainda é possível se inscrever gratuitamente no site. Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”, mais de 250 atividades estão na programação, incluindo conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. Entre elas estão realizações que abordam temáticas Afro e Indígena, Inovação e Educação, além da SBPC Jovem, Sessão de pôsteres ExpoT&C, Avenida da Ciência e Caminhões da Ciência.

O tema do evento deste ano, “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, permeará grande parte das discussões propostas na programação, como as sessões “Biodiversidade e bioeconomia: riscos, oportunidades e o impasse brasileiro”, “Os impactos econômicos e sociais da ciência e tecnologia”, “Bioprospecção de produtos naturais”, “Biodiversidade e bioinformática”, entre outras, que debaterão biomas, a flora do Mato Grosso do Sul, as mudanças climáticas, a bioeconomia como projeto mobilizador nacional e a cooperação internacional em pesquisa. Também serão debatidos temas como “Práticas de lazer em culturas tradicionais: corpo, diversidade étnico-racial, construção identitária e desenvolvimento social”, “Violência e desterritorialização: indígenas, quilombolas, agricultores familiares e o crescimento de tensões sociais no campo brasileiro”, a “História do movimento negro em Mato Grosso do Sul”.

Entre os destaques da programação está o lançamento da edição 2019 da Pesquisa de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, estudo realizado pela SBPC, junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Também estão previstas sessões para discutir a situação política atual do País, como o “Balanço das ações em C&T do novo governo”, e “Os primeiros seis meses do novo governo: um balanço das ciências sociais”, “A crise da democracia no Brasil” e “Como a ciência pode contribuir para as políticas públicas”. Estão previstos ainda debates sobre Educação, como discussões sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), políticas e expansão da educação superior, avanços e desafios da educação básica no País e os “desafios da educação matemática nas escolas multiculturais e inclusivas do Século XXI”.

Estão programadas também sessões especiais para as celebrações importantes da ciência em 2019, como uma homenagem aos 20 anos da Plataforma Lattes, ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, os 150 anos da Tabela Periódica, 250 anos de Alexander von Humboldt, os 50 anos da Descoberta dos Quark e o Centenário do Eclipse de Sobral, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

Para a SBPC Jovem, a programação inclui exposições interativas, mostras de acervos de museus locais e nacionais e de atividades científicas, e, ainda, apresentações de pesquisas e projetos de extensão realizados por jovens cientistas. A SBPC contará também com a ExpoT&C, uma mostra de ciência e tecnologia que reúne universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

A sessão de pôsteres tradicional da SBPC trará apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e a JNIC (Jornada Nacional de Iniciação Científica), que congrega alunos indicados e vencedores de mostras e prêmios científicos nacionais.

Nesta edição de 2019 o MCTIC irá realizar na UFMS a Avenida da Ciência, um espaço onde estará exposta a produção científica de instituições vinculadas ao Ministério, como a Agência Espacial Brasileira, os centros de Pesquisas Físicas, de Tecnologia Mineral e de Tecnologia Eletrônica Avançada, entre outros.

Na SBPC Cultural haverá apresentações de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais e, encerrando o evento, será realizada mais uma edição do Dia da Família na Ciência, dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares. Conheça a programação completa e o mapa das atividades.

Em 70 anos de existência, é a primeira vez que o Mato Grosso do Sul será palco do evento. A abertura da 71ª Reunião Anual da SBPC será realizada no dia 21 de julho, às 18h no Teatro Glauce Rocha.

Midiamax, com informações da SBPC