Veja a programação da “Mobilização em Defesa da Ciência” e participe!

Toda a comunidade de pesquisadores, professores, estudantes e sociedade em geral está convidada a participar da manifestação em defesa da CT&I nesta sexta-feira (15)

WhatsApp Image 2021-10-14 at 15.57.10Diante do quadro avassalador dos cortes realizados semana passada no orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a SBPC, em articulação com outras entidades científicas e acadêmicas nacionais, como a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), realiza hoje (15) a “Mobilização em Defesa da Ciência”. Coincidindo com o Dia do Professor, a ideia é mobilizar a comunidade em um movimento em defesa da CT&I e Educação no País.

O dia começa com um tuitaço, às 9h, com as #SOSCiência e #LiberaFNDCT.

Às 13h30, a SBPC, em parceria com a ANPG, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) realizam um ato de abertura.

Na sequência, às 14h, acontece a mesa-redonda “Cortes no orçamento do MCTI: Qual a solução?” que contará com a participação de parlamentares e de representantes de entidades da área de CT&I. A atividade será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube.

Segundo o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, nesta mesa-redonda as entidades irão juntar forças para encontrar uma solução para que os recursos retirados da ciência, pela manobra sorrateira do Ministério da Economia, sejam devolvidos para a área. “Os R$ 600 milhões retirados da ciência e tecnologia já estavam prometidos, tinham destinos. Sem contar que são altamente relevantes para a área”, afirma. Segundo Janine Ribeiro, as organizadoras do evento convidaram parlamentares que atuam em defesa da CT&I, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), representantes de entidades ligadas ao setor e acadêmicos para participarem da discussão online.

As Secretarias Regionais, as Sociedades afiliadas à SBPC e as entidades parceiras estão mobilizadas e realizarão dezenas de atividades. A SBPC convida toda a sociedade a participar dessa iniciativa.

Veja abaixo a programação: 

Mobilização em Defesa da Ciência

Dia 15/10/2021

09h00 – Tuitaço com as #SOSCiência e #LiberaFNDCT.

13h30-14h: Abertura

Com SBPC (Renato Janine Ribeiro), ANPG (Flávia Calé), ABC (Luiz Davidovich e Helena Nader), ICTP.br (Celso Pansera), ANDIFES (Dácio Roberto Matheus), CONFAP (Odir Dellagostin), CONFIES (Fernando Peregrino), CONIF (Sônia Regina de Souza Fernandes), CONSECTI (Rafael Pontes Lima), UNE (Bruna Brelaz)

14h-16h: Mesa Redonda “Cortes no orçamento do MCTI: Qual a solução?”

Expositores: Senador Izalci Lucas (PSDB/DF), Deputado Alessandro Molon (PSB/RJ), Deputada Joice Hasselmann (PSL/SP), Evaldo Vilela – CNPq. (Presidente), Marcelo Morales — MCTI (Ministro em Exercício)

Debatedores: Renato Janine Ribeiro (SBPC), Luiz Davidovich e Helena Nader (ABC), Ildeu de Castro Moreira (SBPC), Celso Pansera (ICTP.br)

Condução: Renato Janine Ribeiro (SBPC)

Transmissão: Canal da SBPC no Youtube

 

Atividades das Sociedades Afiliadas, Secretarias Regionais da SBPC e entidades parceiras:

15/10/2021

8h30 – Mesa-redonda “Entenda como os cortes de verbas destinados à ciência impactam sua vida” (SBPC-GO).
Debatedores:
 Andrielle Qualhato (APG/UFG), Elisângela Lacerda (UFG), Flávio Monteiro Ayres (UEG), Laerte Guimarães Ferreira Júnior (PRPG/UFG). Mediação: Rosália Amorim Jesuíno (SBPC-GO/UFG) – Haverá certificação.  Card de divulgação | Transmissão Youtube

9h: De volta para o futuro: a luta pela boa ciência no Brasil (SBPC-PR). Convidados: Marcio Lourenço Rodrigues (Fiocruz/PR) e Marcelo Meira S Lima (UFPR). Card de divulgação

9h: “O que falta para a pandemia acabar?”. Organização: Blogs Unicamp e Força Tarefa Unicamp. Mais informações | Link da transmissão

10h: Mesa-redonda “O corte no orçamento da Ciência e seus impactos negativos no Brasil” (SBPC-MS)Debatedores: Marcio A Pereira (FUNDECT) e  Octavio Franco (UCDB). Mediação: Cicero Cena (UFMS e SBPC-MS). Card de divulgação | link para transmissão

10h: “Comunicação, Ciência e Tecnologia: que Brasil queremos?“, promovido pelas entidades da área da Comunicação. Card de divulgação | link para transmissão

10h: “Roda de conversa: de Norte ao Sul do país – como o impacto dos financiamentos em PD&I podem afetar as ações da pesquisa, da pós-graduação e da inovação na Rede Federal”, promovida pelo CONIF/FORPOG.  Card de divulgação | Link para transmissão

10h: A FeSBE disponibiliza duas conferências para marcar a mobilização“Setenta anos de apoio à Ciência brasileira”, com Evaldo Ferreira Vilela (Pres. CNPq) e “Fármacos anti-inflamatórios para doenças infecciosas: da bancada ao leito”, com Mauro M Teixeira (ICB-UFMG).  Link da atividade | Card de divulgação

10h: Live sobre o financiamento da ciência e tecnologia no Brasil, promovido pela Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Participantes: O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, é um dos convidados do debate, que será mediado pelo presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, com as participações do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela; do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Antônio Dellagostin; da presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé; do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan; do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles; e do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFU), Valder Steffen. A transmissão será pelo Canal da Andifes no YouTube Mais informações no site da UFPA.

10h (horário de Brasília): Mesa-redonda “Qual o impacto dos cortes em C&T e Educação para o Brasil e, em particular, para a Amazônia?”, promovida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). A construção de uma nação forte depende da educação. Depende dos professores. Depende da ciência e da tecnologia. Só uma coalizão forte entre todos os atores, inclusive os governamentais, será possível um Brasil pujante. A pergunta será respondida por quatro convidados: Emmanuel Tourinho (Professor da UFPA, Ex-reitor da UFPA), Sanderson de Oliveira (professor UFAM, Secretário Regional da SBPC), Camila Ribas (pesquisadora do INPA, Curadora da Coleção de Recursos Genéticos) e Alfredo Lopes (Filósofo e Escritor). Programa do evento | Link da transmissão.

10h: Mesa-redonda “Imunologistas em defesa da Ciência”, com os pesquisadores Ana Caetano Faria (UFMG), Cláudia Brodskyn (Fiocruz-Bahia) e João Viola (INCA), promovida pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). Link de transmissão

10h: Retransmissão da Sessão Conversa da 40ª Reunião Nacional da ANPEd: “Amanhã há de ser outro dia..” (ANPEd). Coordenação: Geovana Lunardi Mendes – UDESC/ANPED, Brasil. Participantes: Iván Montes – Expresidente de la SIEP, Peru, Vicente Sisto – PUCV, Chile; Elizabeth Macedo – UERJ, Brasil; Fernanda Saforcada – UBA, Argentina; Germán Álvarez Mendiola (Comie). Debatedor: Gustavo Fischmann – ASU, USA. Link para a atividade

11h: Painel “O (des)caminho da ciência sem orçamento”, promovido pela Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF). Card de divulgação | Link de transmissão.

11h: MutaGen-BR em defesa da Ciência e Tecnologia  Card de divulgação | Link para a atividade

11h: Painel “Química Se Faz e Se Ensina: Em Defesa do Orçamento do MCTI”, promovido pela Sociedade Brasileira de Química.
Participantes: 
Aldo J. G. Zarbin (UFPR), Adriano L. Monteiro (UFRGS), Paulo Cezar Vieira (FFCLRP-USP), Marilia Valli (IQSC-USP) e Romeu C. Rocha Filho (UFSCar) – coordenador.
Transmissãowww.youtube.com/user/SBQuimica | Card de divulgação

12h: “Constantes ataques à Ciência brasileira. Propostas de resiliência da Sociedade Brasileira de Fisiologia”, debate promovido pela SBFis.

12h: Mulher na Caneca – Corte de verba na Ciência (Rádio Frei Caneca FM – PE). Entrevistadas: Maria do Carmo Figueredo Soares (SBPC/PE) e Constância Ayres (Fiocruz/PE).

14h: Roda de Conversa Anpof “O sucateamento da ciência e tecnologia no Brasil”, promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). Debatedores: Roberto Amaral – ex-ministro do MCT, Prof. Alexandre Jordão (coordenador do GT Filosofar e ensinar a filosofar), com mediação da Profa. Georgia Amitrano (UFU). Card de divulgação | Link para transmissão.

15h: “Dia Nacional de Luta pela Ciência”Participantes: Rosa Rossini (USP, participará por vídeo), Vera Val ( INPA), Edna Castro (UFPA/ SBS), Ennio Candotti (MUSA/SBPC) e Marcelo Seráfico (UFAM/ SBS). Link da atividade

15h30 às 17h:  Mesa-redonda “Dia nacional em defesa da ciência”, promovida pela Sociedade Brasileira de Botânica, que terá transmissão pelo canal da SBB no YouTube.

15h30: Live “Financiamento público da ciência”, promovida pela Sociedade Brasileira de História da Ciência. Participantes: Olival Freire – UFBA e CA de História do CNPq;
Heloisa Bertol (ex-diretora do MAST – instituição vinculada ao MCTI e custeadora do acervo do CNPq) e Luiz Otávio Ferreira (Fiocruz e UERJ). Link de transmissão.

16h: Live “A política de destruição: para onde vai a ciência no Brasil?” (SBPC-SPII)Participantes: Luiz Carlos Dias (IQ/Unicamp) e Andréa Freitas (IFCH/Unicamp). Mediação: Sávio Cavalcante (Unicamp/SBPC-SPII). Card de divulgação | Link para a atividade.

16h: Live “Ciência, Universidade e Democracia: Os Desafios das Instituições Científicas na Atual Conjuntura Política e Econômica Nacional”, promovida pelo Proifes. Card de divulgação | Link para a atividade

16h: Painel “SBMAC em Defesa da Ciência e Tecnologia”, com os painelistas Elbert Einstein Nehrer Macau (INPE/UNIFESP), João Frederico da Costa Azevedo Meyer (UNICAMP), Michelle Lau (Doutoranda, PPG-CCOMP-UERJ), Nancy Lopes Garcia (UNICAMP) e Pablo Martín Rodríguez (Presidente da SBMAC). Promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, o painel terá transmissão pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ZAqR0be0HZA

16h15: Live “Brasil na contramão: Financiamento à Ciência não é gasto, é investimento”, promovida pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Panelistas: Célia Maria de Almeida Soares (UFG), Lucymara Fassarella Agnes Lima (UFRN) e Samuel Goldenberg (Instituto Carlos Chagas, FIOCRUZ). Link de transmissão | Card de divulgação

17h: Mobilização em Defesa da Ciência – ABEM, ANPPOM, ABET. “O sucateamento da ciência e tecnologia no Brasil: impactos na área de música e na sociedade”Debatedores: Luís Ricardo Queiroz (ABEM), Edilberto Fonseca (ABET) e Aloísio Fagerlande (ANPPOM). Mediação: Marcus Medeiros (ABEM). Link transmissão | Card de divulgação

17h30: “Educação física e Ciências dos Esportes: defesa radical da Ciência no Brasil”Convidados: Prof. Dr. Edson Marcelo Húngaro (FEF-UNB) e Prof. Dr. Leonardo Tartaruga (ESEFID-UFRGS). Mediação: Prof Dr Tadeu Baptista – Diretor Científico – DN CBCE. Card para divulgação | Link da atividade

18h: Mesa-redonda “Desafios e perspectivas para a ciência brasileira diante da escassez de recursos”Card de divulgação | Link para transmissão

18h: Debate “Os cortes orçamentários na ciência e seus impactos na pesquisa em Turismo e Hospitalidade”, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Card de divulgação | Link para a atividade

19h: Cortes na C&T e o futuro da Ciência no Brasil (SBPC-PE). Debate entre os professores Anisio Brasileiro (UFPE) – presidente eleito da Academia Pernambucana de Ciências – APC e José Aleixo (UFRPE) – presidente atual da APC  sobre o cenário de financiamento para a pesquisa no Brasil. Mediação: prof. Helinando Oliveira (UNIVASF). Card de divulgação | Link da transmissão

19h: Edição extra do “Física ao Vivo” – “Mobilização em Defesa da Ciência: O FNDCT e sua importância para a ciência brasileira”Participantes: Luiz Davidovich (ABC) e Ildeu Moreira (SBPC). Card de divulgação |  Link para a atividade. 

Jornal da Ciência