Verbas cortadas, equipamentos quebrados e pesquisadores trabalhando de graça; veja o panorama da ciência no Brasil

Reportagem especial do Fantástico conversou com cientistas de todo o País, dentre eles, Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, sobre as condições de trabalho e o enfrentamento aos discursos anticiência

O Fantástico rodou o país para conversar com cientistas e fazer um panorama depois de quatro anos de abandono e de um discurso anticientífico do governo anterior. A reportagem encontrou equipamentos parados, falta de luz em laboratórios e até pesquisadores trabalhando de graça – além de muitas mentes brilhantes que, por falta de oportunidades, preferiram sair do país. Veja no vídeo acima.

O diagnóstico dos cientistas é unânime: fazer ciência no Brasil nunca foi fácil, nunca jorrou dinheiro. Mas, mesmo para quem está acostumado com a vida dura, como os pesquisadores, os últimos quatro anos foram especialmente pesados.

“Você teve momentos que foram melhores para a ciência. Agora, um momento de enfrentamento radical dela. O momento em que as pessoas se orgulham de serem ignorantes e isso eu nunca tinha visto”, diz Renato Janine Ribeiro.

Veja a reportagem na íntegra: Fantástico/G1