Comissão da barragem de Mariana realiza audiência pública nesta terça-feira

A comissão externa que acompanha os desdobramentos sobre o rompimento de barragem na região de Mariana (MG) realiza audiência pública nesta terça-feira (12). Segundo o coordenador da comissão, deputado Sarney Filho (PV-MA), as audiências públicas que estão sendo realizadas têm como objetivo principal esclarecer as causas do acidente, os efeitos provocados pelo vazamento e analisar as providências que estão sendo adotadas para minimizar a dor dos atingidos e recompor o ambiente degradado.
A  comissão externa que acompanha os desdobramentos sobre o rompimento de barragem na região de Mariana (MG) realiza audiência pública nesta terça-feira (12). Segundo o coordenador da comissão, deputado Sarney Filho (PV-MA), as audiências públicas que estão sendo realizadas têm como objetivo principal esclarecer as causas do acidente, os efeitos provocados pelo vazamento e analisar as providências que estão sendo adotadas para minimizar a dor dos atingidos e recompor o ambiente degradado. Segundo a agência Câmara, o parlamentar pondera que os processos de investigação sobre as causas do desastre estão em pleno andamento. “As informações estão muito confusas. Diversas questões não foram ainda esclarecidas para a sociedade brasileira”, afirmou. 
Segundo ele, faltam informações relativas à correção técnica do alteamento da barragem de Fundão, ao grau de segurança da barragem; ao processo de licenciamento ambiental e o conhecimento, por parte da Samarco e dos órgãos de fiscalização, sobre os riscos que a obra envolvia. 
Na avaliação de Sarney Filho, não há um diagnóstico preciso dos impactos ecológicos e socioeconômicos do desastre sobre a bacia do rio Doce e como será a recuperação ambiental da região.
Entre os convidados para o debate estão: presidente da C.E. das Barragens da Câmara Municipal de Mariana, Bruno Mól Crivellary; o presidente da Cohab e da Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais de Minas Gerais, Cláudius Vinícius Leite Pereira; o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana e coordenador da Força-Tarefa MG, Tadeu Martins Leite; um representante do Ibama/MG; e um representante do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim) do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).