Confira as ações da SBPC

Desde a sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua firme aos valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais. A entidade também mantém a luta em prol de seus ideais e pelo desenvolvimento sustentável do País.

O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

JANEIRO

No dia 12, o presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Celso Pansera, esteve na sede da SBPC, em São Paulo, onde conversou com a Diretoria da entidade sobre a realização da 76ª Reunião Anual da SBPC e a destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o FNDCT.

No dia 15 de janeiro, a SBPC divulgou nota repudiando o negacionismo favorecido pelo Conselho Federal de Medicina, que lançou uma sondagem com médicos para saber a opinião deles sobre a vacinação de crianças contra a covid-19.

No dia seguinte, 16 de janeiro, a SBPC divulgou nota pedindo paz em Gaza. “Conflitos como este se resolvem com negociações. O morticínio tem que parar, já!”, disse no documento.

Três dias depois, 19 de janeiro, a entidade divulgou os nomes das vencedoras do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”: a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, vencedora na área de Humanidades; a biomédica Regina Pekelmann Markus, na área de Biológicas e Saúde; e a química Yvonne Mascarenhas, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

No dia 22, a entidade divulgou que atuará intensamente na articulação e participação de debates com diversos segmentos da sociedade em temas de CT&I como preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília, Distrito Federal, com o tema: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

SBPC manifestou sua indignação ante o assassinato e atos de extrema violência contra indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe no Sul da Bahia. “Todas as formas de violência contra nossos povos originários necessitam ter o repúdio de nossa sociedade”, afirmou a entidade em nota divulgada em 23 de janeiro.

Dois dias depois, 25 de janeiro, a entidade foi uma das 28 instituições e personalidades que foram agraciadas com a medalha Armando de Salles Oliveira, em cerimônia que comemorou os 90 anos de fundação da Universidade de São Paulo (USP). A condecoração foi criada em 2008 para homenagear pessoas, entidades e organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP, e leva o nome do governador do Estado de São Paulo que assinou o decreto de criação da instituição no ano de 1934.

No dia seguinte, 26 de janeiro, a SBPC enviou uma carta a então presidente da Capes, Mercedes Bustamante, com 11 sugestões/contribuições para o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024 – 2028).

No dia 27 de janeiro, a SBPC celebrou o primeiro aniversário da Editoria Especial do JCN, marcando um ano de debates e reflexões sobre os temas mais relevantes da atualidade. Motivada pelo trágico morticínio dos Yanomamis, noticiado em janeiro de 2023, a nova seção do JCN, publicada todas as sextas-feiras, foi criada com o propósito de reunir análises e notícias, propondo discussões sobre questões fundamentais, não apenas no campo científico, mas em todos os aspectos humanos e sociais que exigem uma reflexão e um chamado por ações.

No dia 29, a SBPC divulgou que o 5ª Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher recebeu patrocínios do Instituto Serrapilheira e da Microbiológica Química e Farmacêutica, ambos sócios institucionais da entidade.

No mesmo dia, 29, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, a SBPC realizou o colóquio abordando “Educação e ciência para o progresso da sociedade”.

Veja também:

Educação e Ciência sempre: veja as ações da SBPC de 2023

Do luto à luta: ações da SBPC em 2022

Retrospectiva 2021: do luto à luta

Retrospectiva 2020: do luto à luta