No último domingo, dia 16 de julho, foi realizada abertura do maior evento da ciência da América Latina, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belo Horizonte (MG). O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira e equipe estiveram presentes na solenidade que reuniu várias autoridades científicas e políticas, bem como convidados, pesquisadores e estudantes de todo país.
O evento que este ano vem com o tema “Inovação, Diversidade e Transformações”, apresenta uma vasta programação, entre elas, palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, lançamentos de livros, sessão de pôsteres, conferências, atividades culturais, etc., e tem como objetivo debater políticas públicas na área de ciência, tecnologia e inovação, bem como difundir para a sociedade os avanços da ciência feita no Brasil e no mundo.
Alex Oliveira frisou a importância da participação e integração de dez Fundações de Amparo à Pesquisa no evento. “Este ano a Fapema preparou um estande com outras Faps para que a gente retomasse o papel do Confap, junto à SBPC, então depois de quatro anos ausentes, o Confap volta a ter um estande na SBPC e isso só foi possível graças ao esforço de dez Faps que possibilitaram que ocorresse esse retorno. Isso foi muito importante para que a gente pudesse demarcar a posição das Faps, junto ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Tivemos a oportunidade de mostrar nossos trabalhos em total cooperação. É louvável, declarou o presidente.”
Leia na íntegra: Fapema