Observatório das Eleições 2022

3-de-outubro-16h-11A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que congrega 170 sociedades científicas afiliadas, sempre lutou, desde a sua fundação, pelo reconhecimento e valorização da ciência e da tecnologia brasileiras. Coerente com sua tradição, e pensando na transição política que haverá com as eleições de outubro, a SBPC realiza ações contínuas e persistentes em defesa da democracia e de políticas públicas adequadas para o País.

O Observatório das Eleições 2022 tem o objetivo de reunir as propostas de políticas públicas da comunidade científica para educação, ciência, tecnologia e inovação e divulgar amplamente os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com tais proposições.

Veja as ações já realizadas:

Artigos: A poucos dias do segundo turno das eleições, a SBPC dispõe ao público eleitor conjunto de discussões e informações sobre CT&I, Educação, Saúde, Economia e Democracia e como esses temas devem ser abordados nos próximos anos para contornarmos o cenário de crise generalizada a que assistimos. Acesse aqui todos os textos:  Um convite para refletir

Acesse: Mais de 30 candidatos que se comprometeram com as propostas de CT&I elaboradas pela SBPC foram eleitos.

Compromissos dos candidatos:  A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou uma carta de compromissos para os candidatos ao Executivo e Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e Democracia. O documento traz propostas de políticas públicas elaboradas pela comunidade científica que tratam de diferentes temas relevantes para a sociedade brasileira. Se você é candidato(a) e concorda com as proposições escreva para observatorioeleicoes@sbpcnet.org.br.

ACESSE – Candidatos que assinaram a Carta de Compromissos: EXECUTIVO LEGISLATIVO

Propostas dos candidatos à Presidência da República: O Jornal da Ciência, publicação da SBPC, analisou os planos de governo dos 12 candidatos à Presidência da República para a área de ciência, tecnologia e inovação. Acesse aqui.

Encontro com Presidenciáveis: Como já é tradição nas reuniões anuais da SBPC, a entidade convidou os três candidatos com maior intenção de votos, de acordo com as pesquisas públicas, para falar sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira. Confira as participações: 28/07 – Luiz Inácio Lula da Silva | 29/07 – Ciro Gomes | Jair Bolsonaro justificou a ausência por problemas de agenda.

Manifestos em defesa da Democracia, das eleições e da urna eletrônica | Jornal da Ciência – Notícias relacionadas

Caderno “Projeto para um Brasil novo”: A SBPC organizou uma série de debates com especialistas de diferentes áreas de conhecimento e de diferentes atuações profissionais, visando elaborar um documento com diretrizes e propostas de políticas a ser entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo. O objetivo é exigir dos atores que desejam ingressar ou permanecer no cenário político após as eleições de 2022 o comprometimento com essas pautas, por meio da assinatura dos candidatos. Acesse aqui.

Série de Seminários “Projeto para um Brasil novo”: A SBPC realizou, de março a junho, doze seminários temáticos na série “Projeto para um novo Brasil”. Os eventos trataram de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País e tinham por objetivo engajar a comunidade científica a propor políticas públicas para os próximos anos, com a elaboração de um documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.  Os eventos online foram transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube.

Veja os seminários realizados:
09/03 – Ciência, Tecnologia e Inovação (assista | matéria)
23/03 – Educação Básica (assista | matéria)
30/03 – Educação Superior (assista | matéria)
06/04 – Pós-graduação (assista | matéria)
13/04 – Saúde (assista | matéria)
20/04 – Meio Ambiente (assista | matéria)
04/05 – Direitos Humanos (assista | matéria)
11/05 – Segurança Pública (assista | matéria)
25/05 – Diversidade de gênero e raça (assista | matéria)
08/06 – Mudanças Climáticas (assista | matéria)
15/06 – Cultura (assista | matéria)
22/06 – Futuro da Pós-graduação (assista | matéria)
28/06 – Questões Indígenas (assista | matéria)