Dia Nacional da Ciência

AnnualDonationDrive

Participe das atividades da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), neste domingo (8), em comemoração ao aniversário de 70 anos da entidade, ao Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001) e ao Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008). Para celebrar a data, a Sociedade realiza, em diversas cidades, uma comemoração aberta a todos com atividades culturais e uma manifestação pública.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, faz um convite a professores, pesquisadores, estudantes e toda a população para fazer parte das celebrações que serão realizados em várias cidades brasileiras. “Vamos fazer manifestações interessantes, comemorativas dessas datas e também vamos registrar nosso protesto e insatisfação com o quadro da ciência e da educação no País neste momento”, comenta em vídeo que pode ser assistido aqui.

No próximo domingo as comemorações serão em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Na capital paulista as atividades são organizadas em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS). O evento começará às 10h, no IMS (Av. Paulista 2424), com apresentação musical “Ciência e Música”, com Maurício Pereira, e uma intervenção comemorativa ao septuagenário da entidade do Núcleo Arte Ciência no Palco, seguida de uma “Marcha Pela Ciência”, que parte às 12h da frente do Instituto e caminha até o cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.  A atividade contará com a participação de bonecos de Olinda, representando quatro grandes cientistas: o físico Albert Einstein, o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, a psiquiatra Nise da Silveira e o físico José Leite Lopes. A expectativa é que, a exemplo da última edição da manifestação da comunidade científica, o evento reúna cerca de 1500 pessoas na capital paulista.

No Rio de Janeiro, será realizado o “Domingo com Ciência na Quinta”, também no dia 8 de julho. O evento será na frente ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, das 10h às 14h. A entrada no Museu Nacional será gratuita. No local ainda terá uma feira de ciências com experimentos e exposições de muitas áreas, apresentações musicais e atividades de pintura. O evento tem também o objetivo demandar investimentos adequados para ciência e tecnologia no País e no Estado do Rio de Janeiro.

Belo Horizonte realizará atividades no Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), praça da Liberdade, no dia 08, às 10h.

As atividades pernambucanas serão realizadas no Espaço Ciência,  entre as cidades de Recife e Olinda.  A SBPC Regional de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), e contando com os apoios do Conservatório Pernambucano de Música e da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, comemorará as datas do dia 8 de julho com o evento, “CIÊNCIA COM MÚSICA”. A partir das 15h, no auditório do Espaço Ciência, haverá uma apresentação do Dueto de Acordeons com Júlio Cesar Mendes e Karoline Maciel do Conservatório Pernambucano de Música e, logo em seguida, ocorrerão debates sobre os “Cortes Orçamentários em CT&I e Educação” e “O Futuro da Ciência”. A entrada é gratuita e o público poderá participar livremente das atividades e visitar as mostras e exposições do Museu de Ciência (Espaço Ciência).

Em Belém, a Secretaria Regional da SBPC no Pará realiza no dia 09 de julho, o Seminário “CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL EM TEMPO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”, que ocorrerá no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA (Universidade Federal do Pará).

Já em Brasília, as atividades serão no dia 12 de julho, no Plenário da Câmara. O deputado Celso Pansera fez o requerimento para a realização da Comissão Geral “Marcha para a Ciência: o presente e o futuro do setor de Ciência e Tecnologia no País”. O evento é aberto e contará com a participação de representantes de entidades científicas e deputados.

Santa Catarina realizará o seminário “70 anos da SBPC: contexto e desafios para a ciência brasileira e catarinense” na manhã do dia 13/07, em Chapecó.

Atividades já realizadas

Fortaleza já realizou a 1ª edição do “Ciência no Parque” no domingo passado (1º de julho), no Parque do Cocó. E na manhã desta segunda-feira, 2, foi a vez de Salvador (BA), que organizou o “Dois de Julho em Defesa da Ciência”, no Largo da Lapinha, às 7h30. O evento marcou os festejos da independência da Bahia e um manifesto em defesa da ciência foi divulgado durante o evento.

A organização do evento conta com o apoio de cientistas, professores, pesquisadores, graduandos e divulgadores científicos.

O intuito, para além da comemoração em si, é chamar a atenção da população para a queda dramática de investimentos do governo em ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. Neste momento, no Congresso Nacional e no governo, se iniciam as discussões sobre o Orçamento de 2019. É o momento exato de mobilizar toda a sociedade para impedir que mais cortes afetem negativamente esses setores estratégicos do desenvolvimento social e econômico do País.

Todas as informações sobre a comemoração podem ser acessadas neste endereço e também nas redes sociais da SBPC (Facebook e Twitter).

Jornal da Ciência

 

2-de-julho-badomingo-da-ciencia-rj-08-de-julho-de-2018ce-ciencia-no-parquecartaz-convite-bsbdia-nacional-da-ciencia-mg-cartaz

 

 

 

 

 

 

 

Contato com a imprensa:

Vivian Costa – Assessoria de Comunicação da SBPC
vivian@sbpcnet.org.br | (11) 99207.5259

Material gráfico:
Cartaz – Marcha Geral
Cartaz – Marcha SP